Comemorações pelo Dia do/a Assistente Social reúnem profissionais em todo o estado

Publicado em 03/06/2015

“Profissional de luta, profissional presente!” O tema da Campanha do Dia do/a Assistente Social (15/05) do Conjunto CFESS-CRESS norteou as comemorações em todo o estado de Minas Gerais e foi também o mote do Concurso de Poesias promovido pelo CRESS-MG para lembrar a data.

A vencedora, representante do Jequitinhonha, expressou em verso e rima a luta que o assistente social trava há anos, lembrando que ela não se trata de súplica, não é à toa, mas é por direitos humanos -, ilustrando milhares de profissionais em todo o país.

Em função dos 15 anos da Carta de Maceió e com a aproximação do Encontro Nacional de Serviço Social e Seguridade Social, a ser realizado em BH, em novembro de 2015, o Conselho aproveitou o período para presentear a categoria com os novos Boletim e Revista Conexão Geraes. Ambas as publicações têm como pano de fundo a Seguridade Social e já estão disponíveis para serem baixadas.

Confira os novos Boletim e Revista Conexão Geraes.

Além disso, na Sede e Seccionais, assistentes sociais e estudantes de Serviço Social participaram de atividades especiais. Em Belo Horizonte, no dia 11 de maio, dezenas de pessoas receberam Rosa Prédes, doutora em Serviço Social pela UFRJ e professora da Ufal, que tratou sobre os mais atuais desafios da profissão e formação profissional. Na ocasião houve sorteio de livros e outros brindes.

Fechando a semana, na sexta, 15 de maio, a categoria pôde participar de uma apresentação exclusiva do músico e banda Tom Nascimento. Com o título de “afro pop à mineira”, o cantor animou a plateia com canções de seu mais recente show “Sois África”. Houve ainda, a divulgação do poema vencedor. Na ocasião, a premiada, Mariana Murta, havia viajado mais de 500 km sem saber que havia ganhado o concurso.

Leia aqui mais sobre a premiação!

Juiz de Fora 40 anos

A Seccional Juiz de Fora articulou parcerias com outras entidades, como a Universidade Federal de Juiz de Fora, e promoveu três dias consecutivos de eventos, de 13 a 15 de maio. Dentre as várias atividades, o destaque foi o 3º Fórum de Supervisão em Serviço Social de Juiz de Fora e Região e a mesa em comemoração aos 40 anos da Seccional Juiz de Fora.

Saiba mais sobre o 3º Fórum de Supervisão de Estágio em Serviço Social de Juiz de Fora e Região.

Na ocasião, a atual coordenadora da Seccional, Raquel Mota, destacando o papel dos atores políticos que participaram da entidade, ao longo destas quatro décadas, e que contribuíram para fortalecer a categoria na região e também pontuou sobre a parceria histórica do órgão com a UFJF. A coordenadora lembrou, ainda, que as comemorações dos 40 anos continuarão ao longo de todo o ano.

Uberlândia 30 anos

Com duas datas para relembrar, também estava a Seccional Uberlândia. Durante as festividades pelo Dia do/a Assistente Social, que reuniu dezenas de profissionais nos dias 13 e 14 de maio, e teve na programação a participação da presidenta da ABEPSS, Raquel Sant'Ana, e a mesa “Reflexões sobre a atuação da/o Assistente Social no âmbito das políticas públicas” com a presença dos doutores Reginaldo França e Flander Calixto; das mestras Mariana Arantes e Maria Guimarães; e da diretora da Seccional Gláucia de Almeida Ramos, houve um momento especial para recordar os 30 anos da Seccional.

No segundo dia de atividades, uma mesa histórica reuniu nomes que fizeram a diferença para o fortalecimento do Serviço Social na área de abrangência da Seccional Uberlândia.

Mais comemorações!

Para reunir em um mesmo espaço as ações comemorativas do Dia do/a Assistente Social de todo o estado, promovidas pelo CRESS-MG, Núcleo de Assistentes Sociais e Instituições de Ensino, em 2015, o Conselho inovou e criou um site exclusivo para a data.

Confira aqui o conteúdo!