Capacitação para atuação em Conselhos de Direito tem aula inaugural

Publicado em 14/04/2015

Com o tema “Conselhos de Direito como espaço para a intervenção profissional do/a assistente social”, ministrado pela professora Maria Lúcia Duriguetto, foi dado início o Curso de Capacitação para Atuação em Conselhos de Direito, realizado no dia 10 de abril, em Juiz de Fora.

A iniciativa é uma parceria entre a Seccional Juiz de Fora e a Faculdade de Serviço Social da UFJF e teve inscrições de profissionais de 29 municípios. O curso, gratuito, é composto por oito módulos com término previsto para julho deste ano.

Para a assistente social do Colégio Jesuítas de Juiz de Fora e integrante da Comissão de Políticas Públicas e da Comissão de Trabalho e Formação Profissional da Seccional, Isabella Lamarca, a formação profissional deve ser continuada e, neste sentido, o curso vai contribuir para o amadurecimento intelectual dos profissionais envolvidos, bem como o rebatimento direto no processo de trabalho nos espaços sócio-ocupacionais.

“Vejo como positivo a concretização desta capacitação, pois foi apontada como proposta na época do 1º Seminário de Direitos realizado em Juiz de Fora através da Comissão de Políticas Públicas, o que implica também a importância deste espaço de construção coletiva para o fortalecimento da categoria”,

Seguindo na Luta

O Curso de Capacitação para Atuação em Conselhos é uma das ações da Gestão Seguindo na Luta (2014-2017) que busca fortalecer a atuação do CRESS-MG junto aos profissionais, como destaca a conselheira Susana Maia.

“Temos o compromisso em buscar estratégias para possibilitar a formação continuada de assistentes sociais e assim fortalecer politicamente a categoria frente aos desafios postos pelos espaços ocupacionais e, em especial, por este importante espaço de inserção dos profissionais que são os conselhos de direito”, diz.

A conselheira lembra ainda que com quase 30 municípios participando do curso, a atual gestão também tem conseguido cumprir com mais um de seus compromissos assumidos que é o de interiorização das ações, ou seja, fazer com que o maior número de assistentes sociais fora da Sede e Seccionais também tenha acesso às atividades promovidas pelo CRESS-MG e às políticas defendidas pelo Conjunto CFESS-CRESS.

Parceria com a academia

Para a professora e coordenadora do projeto, Maria Lúcia Duriguetto, essa é mais uma iniciativa que a Faculdade de Serviço Social da UFHF vem fazendo ao longo de sua história, em parceria com o CRESS-MG, “na preocupação de contribuir efetivamente para um processo de formação continuada dos profissionais da área do Serviço Social, efetivando o compromisso social e político das universidades públicas”.

A diretora da Faculdade de Serviço Social, professora Cristina Bezerra, ressalta que esta capacitação reforça o compromisso político das universidades públicas de aproximar cada vez mais das entidades representativas da categoria, da dinâmica profissional dos assistentes sociais, abrindo novas possibilidades de formação.

“A Faculdade tem o compromisso de, junto com os Conselhos Regional e Federal, fortalecer a luta por uma sociedade onde esses direitos estejam na pauta da nossa vida profissional, da nossa vida política e cidadã”, acrescenta Cristina.