Hoje é o Dia Mundial do Serviço Social

Publicado em 17/03/2015

A Federação Internacional de Assistentes Sociais (Fits) instituiu a terceira terça-feira de março como sendo o Dia Mundial do Serviço Social. Em 2015, a data caiu no dia 17 de março, e será comemorada com o tema “Promover a dignidade e o valor das pessoas”.

O tema se refere ao segundo princípio da Agenda Global (para conhecer o documento, clique aqui). Este também é o tema da Conferência Mundial de Serviço Social 2016, que ocorrerá em Seul, na Coréia do Sul.

A conselheira do CFESS Esther Lemos destaca que a crescente barbarização e mercantilização da vida, expressa de forma particular em cada formação nacional, evidencia a forma destrutiva como o capital se impõe. Ao mesmo tempo,  convoca assistentes sociais a construir respostas profissionais que se articulem com a totalidade das relações sociais, no sentido da efetivação da liberdade e da igualdade social.

"As respostas construídas pela profissão são heterogêneas e hegemonicamente conservadoras, trazendo ao Serviço Social brasileiro o desafio do protagonismo na direção da ruptura com o conservadorismo e efetivação dos princípios ético-políticos para além de suas fronteiras", completa ela.

Esther Lemos, que representa o Conselho Federal no Comitê Latino-americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (Colacats), acrescenta que a data permite a divulgação da profissão, sua visibilidade nos diferentes países e a possibilidade de construção de estratégias comuns com aqueles segmentos que compartilham dos mesmos princípios ético-políticos.

"Num contexto de crise do capital e acirramento das desigualdades sociais, cresce o desafio da organização política da categoria no enfrentamento das contradições postas no cotidiano profissional.", conclui a conselheira.

Evento em Porto Rico

Atualmente, a Fits é integrada por organizações profissionais de 116 países. Dentre os países da América Latina e Caribe, são filiados: Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Granada, México, Nicarágua, República Dominicana, Peru, Porto Rico e Uruguai.

Nos dias 30 e 31 de outubro de 2015, a Fits, juntamente com o Colacats e o Colégio de Profissionais de Serviço Social de Porto Rico (CPTSPR), está organizando o 2º Congresso Internacional de Serviço Social de Porto Rico e o 4º Encontro Regional de Organizações Profissionais da América Latina e Caribe (clique para saber mais)

Este é mais um momento de organização da categoria na região e de fortalecimento da presença de assistentes sociais no âmbito internacional.

Clique aqui e faça o download do cartaz do Dia Mundial do Serviço Social 2016, divulgado pela Fits.

Fonte: CFESS