Conselheiros e assessores do CRESS-MG se reúnem para planejar ações dos próximos anos

Publicado em 05/02/2015

Planejar para seguir na luta. Foi com este pensamento que, de 30 de janeiro a 1º de fevereiro, assessores/as e conselheiros/as da Sede e Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia se encontraram em BH para uma reunião de planejamento estratégico da Gestão Seguindo na Luta (2014-2017).

O encontro teve o intuito de levantar os principais desafios da gestão e pensar em ações para os próximos anos do mandato, sempre com foco no fortalecimento do Serviço Social e da categoria em Minas Gerais. Para conduzir as atividades e sistematizar os pontos debatidos, os participantes tiveram o apoio do assessor político do CRESS-RJ, o assistente social Jefferson Ruiz.

Prioridades

Em sua primeira fala, Jefferson destacou a importância de a Sede estar alinhada com as Seccionais e, lembrou, ainda, que os CRESS foram criados para “resguardar a sociedade da atuação ilegal ou irregular de assistentes sociais”, em referência à fiscalização do exercício profissional.

De fato, a fiscalização, principal função dos Conselhos, foi um dos destaques entre os assuntos abordados ao longo dos três dias de encontro, como explica a coordenadora técnica do CRESS-MG, Denise Cunha.

“A fiscalização perpassa por todos os demais eixos de atuação do Conselho. Neste sentido, as ações pensadas, durante a reunião, têm o objetivo de potencializar essa que é a função precípua dos CRESS, além de também subsidiar e fortalecer outras áreas de intervenção com vistas à aproximação do Conselho com a categoria”, destaca.

Desafios

Mais de duzentas ações foram debatidas ao longo do evento, relacionadas às mais diversas áreas de intervenção do CRESS-MG, como Comunicação, Direitos Humanos, Saúde e Seguridade Social.

Entre os principais desafios apontados pelas Seccionais, estava o de interiorização das ações do Conselho e a mobilização da categoria para uma participação política mais efetiva, por meio da presença nas atividades e reuniões promovidas pelas próprias Seccionais e seus grupos de trabalho.

Após a reunião, ficaram mais claras as demandas e prioridades vivenciadas pela gestão, empossada em maio de 2014, como aponta o conselheiro da Seccional Juiz de Fora, Geovane Martins.

“Esse foi um momento importante para a Gestão Seguindo na Luta, pois permitiu não só a divisão de prioridades de ação em longo, médio e curto prazo, mas também contribuiu para o debate político e de discussão madura acerca das dificuldades enfrentadas. Além do mais, possibilitou a interação entre os membros da diretoria e os funcionários do CRESS, aprofundando as relações pessoais, tão importantes para os desafios no ano de 2015”, afirma.

Ao final do encontro, o presidente Leonardo David também falou sobre a importância das relações pessoais dentro de quaisquer grupos e se mostrou otimista para enfrentar os desafios que estão por vir.

“Somos um grupo composto por muitos profissionais com grande potencial e é preciso identificar e fazer bom uso disso nessa gestão. A reunião deste fim de semana certamente permitiu que nos conhecêssemos melhor e isso é muito importante para o andamento das nossas ações. Nenhum coletivo sobrevive sem afeto”, lembrou.