Relações Internacionais em pauta no CFESS

Publicado em 24/11/2014

A defesa intransigente dos direitos humanos é um princípio que rege as ações do Serviço Social brasileiro, além de ser pautada diretamente no Código de Ética do/a Assistente Social. Além disso, o CFESS também tem fortalecido as relações com as entidades de trabalhadores/as do Serviço Social na América Latina e Caribe.

É justamente nesse sentido que o CFESS declarou apoio à manifestação da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) – América Latina e Caribe – sobre o desaparecimento repentino de 43 estudantes mexicanos, no contexto de crise política vivido pelo país. Segundo as entidades de direitos humanos do México, suspeita-se de uso excessivo de força policial e de execução deliberada. A Associação de Trabalhadores Sociais Mexicanos (ATSMAC) publicou pronunciamento contra o terrorismo de Estado e a violação de direitos no país (clique e leia aqui).

A FITS/América Latina e Caribe também se manifestou sobre o surto de Ebola na África, em apoio à FITS/África, que reafirmou à sociedade, em nota, a grave situação em que se encontram países como Libéria, Serra Leoa, Senegal e Guiné. Na nota, também apoiada pelo CFESS, a entidade convoca todos os organismos internacionais a fortalecerem ações conjuntas para frear os prejuízos que a epidemia vem trazendo ao continente africano e ao resto do mundo.

Clique aqui para ler a nota da FITS sobre o desaparecimento de estudantes mexicanos

Veja a nota da FITS sobre o surto de Ebola

Porto Rico convida assistentes sociais de todo o mundo

O Colégio de Profissionais de Serviço Social de Porto Rico realizará, em outubro de 2015, em San Juan (capital do país), a 2ª  Conferência Internacional de Serviço Social de Porto Rico, a 4ª Reunião da América Latina e do Caribe Regional FITS  –  O Direito à Saúde e da Política Social: Desafios para o Serviço Social . Durante o congresso, serão realizadas também a 4ª Reunião Regional para a América Latina da Federação Internacional de Trabalhadores Sociais (FITS) e a reunião do Comitê Latino-americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Serviço Social (COLACATS).

O CFESS, que atualmente está na coordenação do COLACATS, convida a categoria a participar, destacando que o congresso em Porto Rico tem o objetivo de aprofundar a análise da saúde como um direito humano e as ameaças reais do processo de globalização e das políticas neoliberais para a saúde em todos os países.

O evento é aberto à apresentação de trabalhos. Os/as interessados/as deverão apresentar resumo com 250 palavras até o dia 15 de dezembro de 2014 e seguir as orientações da comissão organizadora do evento, definidas no site (clique aqui e para saber mais)

Em 15 de janeiro de 2015, será enviado o resultado com a seleção das propostas submetidas. Estas terão até 27 de fevereiro para enviar o trabalho completo. Em 22 de abril de 2015, sairá o resultado com a avaliação dos trabalhos aceitos, garantindo-se o tempo necessário para organização do financiamento da viagem e respectiva da participação no evento.

Acesse o site do evento e saiba mais!

Fonte: CFESS

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h