Participe das Comissões de Educação e Políticas Públicas do CRESS-MG!

Publicado em 15/08/2014

As Comissões do CRESS-MG de Serviço Social na Educação e de Políticas Públicas, Defesa dos Direitos e Controle Social estão prestes a realizar suas primeiras reuniões desde a posse da nova gestão e convidam você para participar desse espaço!

Os encontros acontecem na Sede, em BH, e para ser membro das Comissões, é preciso apenas que o assistente social esteja inscrito no Conselho e em dia com suas obrigações pecuniárias. Saiba mais sobre cada uma dessas duas Comissões:

Comissão de Políticas Públicas, Defesa de Direitos e Controle Social

A Comissão de Políticas Públicas, Defesa de Direitos e Controle Social tem como objetivo a defesa da seguridade social, das políticas públicas, dos direitos sociais e da democracia. Para tanto, ela desenvolve ações articuladas com a sociedade civil, visando à garantia dos preceitos constitucionais de 1988. A defesa da proteção social constitui-se como eixo do projeto ético-político no fortalecimento do Serviço Social.

Assim, ressalta-se a necessidade, na atual conjuntura, do fortalecimento de sujeitos sociais críticos e propositivos – de forma a envolver os segmentos tradicionalmente marginalizados na elaboração e implementação das políticas sociais –  uma vez que constata-se uma fragilização das lutas sociais. As entidades e os movimentos sociais não têm conseguido uma ampla defesa da seguridade social.

Primeira reunião após posse da nova gestão:

Data: 19/08 (terça-feira) – 19h 
Local: Sede do CRESS-MG em BH

Saiba mais sobre esta Comissão!

Comissão de Serviço Social na Educação

Pode-se afirmar que o papel fundamental da Educação é o acesso ao conhecimento para que as pessoas tenham possibilidade de participar das políticas e lutar pela igualdade de direitos. No campo da Educação o Serviço Social trabalha com as expressões da Questão Social, na luta pela igualdade e ampliação da defesa dos direitos sociais.



É no bojo dessa necessidade social que a Comissão de Serviço Social na Educação considera que as competências e atribuições do Serviço Social são amplamente dialogáveis com o espaço Escolar, uma vez que, a Constituição Federal do Brasil de 1988 promulgou o Estado Democrático de Direito, consagrou em seu artigo 6º a educação como um direito social, pautada na formação cidadã. Portanto, o acesso do cidadão à educação e sua permanência se constitui um grande desafio para educação pública no país, seja no âmbito da educação básica ou em Universidades, cursos técnicos, profissionalizantes e tecnológicos, assim como também em escolas da rede privada de ensino.

Primeira reunião após posse da nova gestão:

Data: 30/08 (sábado) – 9h 
Local: Sede do CRESS-MG em BH

Saiba mais sobre esta Comissão!

Para participar e obter mais informações sobre as Comissões do CRESS-MG, confira a coluna do lado direito do site ou envie um e-mail para ass.comissoes@cress-mg.org.br.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h