Seccional Uberlândia aproxima estudantes de Serviço Social do Conjunto CFESS-CRESS

Publicado em 12/08/2014

Estreitar os laços e familiarizar os futuros profissionais de Serviço Social a respeito das funções do Conjunto CFESS-CRESS foi o objetivo de algumas das ações realizadas recentemente pela Seccional Uberlândia, através da agente fiscal Kelle Alves.

Durante a 3ª Mostra em Estágio em Serviço Social, promovida pela Faculdade de Ciências da Saúde de Unaí (Facisa), de 22 a 25 de julho, a agente fiscal deu instruções para inscrição no CRESS-MG e abordou, ainda, as normativas do Estágio Supervisionado em Serviço Social.

“Durante a formação, é fundamental estar por dentro das ações do Conjunto, uma vez que estas são norteadores para o exercício profissional, juntamente com todas as legislações que subsidiam a prática profissional de assistentes sociais”, como contam as estudantes Eliane Brito e Thayanne Souza. As alunas elogiaram a proposta de levar à academia essas informações, que costumam chegar fragmentadas e de forma superficial ao longo do curso.

Aluna do oitavo período, Ludmila Fernandes, diz que a palestra foi muito esclarecedora. “Durante minha formação já havia tomado conhecimento sobre o que era e o que fazia o Conselho. Acredito que saber sobre o Conjunto só nos qualifica mais para entrarmos mais preparados para o mercado de trabalho”, afirma.

No decorrer do curso, a futura assistente social, Cláudia Souza, já havia tomado conhecimento das funções do Conjunto, em especial do CRESS, e acredita que isso fez diferença em sua formação. “Eu me lembro que desde as primeiras aulas, tínhamos curiosidades e anseios pertinentes à pós-formação, e, ao entender o Conjunto CFESS-CRESS, algumas dessas dúvidas são sanadas”, comenta.

A respeito da apresentação, a estudante ressalta ainda, que a agente fiscal abordou diversos pontos relevantes para os alunos prestes a se formar, como a necessidade e obrigatoriedade de estar legalmente registrado no CRESS e onde é empregado o valor da anuidade, pago pelos profissionais. “Com uma fala simples, que contribui para apreendermos as informações passadas, a palestrante soube prender a atenção dos presentes, em uma visita que fez toda a diferença para nós que em breve nos tornaremos parte dessa grande categoria profissional”, enaltece. 

Outras ações

Já no dia 28 de julho, a agente fiscal realizou um trabalho educativo com os formandos em Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), em Uberaba. Na ocasião, Kelle apresentou o papel e as competências do Conjunto CFESS-CRESS e várias outras questões como a importância da fiscalização. “No momento da visita, o CRESS e o profissional são um só, no propósito de fazerem a leitura do cotidiano profissional, demandas postas e desafios a serem alcançados. Em ações como estas é que os laços são estreitados, a fim de que a categoria permaneça na luta para concretização do nosso projeto ético e político”, esclarece.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h