Suas é tema de reunião entre CRESS-MG e Conselho de Psicologia

Publicado em 25/07/2014

O Conselho Regional de Psicologia de Minas Gerais (CRP-MG), através de sua Comissão de Psicologia e Política de Assistência Social, se reuniu com o CRESS-MG, no dia 10 de julho, na sede do CRP-MG, em Belo Horizonte.

Na reunião, foram discutidas as interfaces das duas categorias profissionais no trabalho no Sistema Único de Assistência Social (Suas), a organização do Fórum Estadual dos Trabalhadores do Suas de Minas Gerais, a elaboração conjunta de documentos, a criação de referências para o trabalho interdisciplinar no Suas, entre outras pautas.

A atividade contou com a presença de vários membros da Comissão de Psicologia e Política de Assistência Social do CRP-MG, coordenada pela conselheira Deborah Akerman, bem como de representantes da Comissão de Políticas Públicas, Defesa de Direitos e Controle Social do CRESS-MG.

O presidente do CRESS-MG, Leonardo David Rosa Reis, esteve presente e reafirmou a parceria com a categoria de psicólogos do SUAS. O Sindicato dos Psicólogos do Estado de Minas Gerais (Psindmg) também marcou presença na reunião.

Segundo Deborah Akerman, a reunião foi importante para a afirmação da parceria entre os dois Conselhos e a realização de ações conjuntas, que irão aprimorar a inserção da Psicologia e do Serviço Social no SUAS. "Temos grandes desafios para o aprimoramento do SUAS e muitos deles só poderão ser vencidos com a participação política e técnica dos trabalhadores, das trabalhadoras e das entidades que representam e regulam o exercício de sua profissão”, afirma.

Entre os encaminhamentos, foi agendada uma reunião para o dia 23 de julho, na sede do CRP-MG, junto com as entidades representativas das demais categorias profissionais do SUAS, visando o restabelecimento do fórum estadual dos trabalhadores. Também foi agendada uma reunião conjunta entre as comissões de Psicologia e Política de Assistência Social do CRP-MG e o CRESS-MG para o dia 22 de agosto, na qual serão planejadas agendas e ações comuns entre os dois Conselhos.

Fonte: CRP-MG