CRESS-MG marca presença em semana de capacitação promovida pelo CFESS

Publicado em 24/07/2014

A última semana foi de intenso trabalho no CFESS, em Brasília (DF). De 17 a 20 de julho, conselheiros e funcionários de todos os CRESS do país se reuniram para atividades de capacitação em diversas áreas de atuação. O CRESS-MG também participou deste momento de aprendizado, que marca todo o primeiro ano das novas gestões do Conjunto CFESS-CRESS.

No dia 17 de julho, foi feita a primeira edição do Encontro de Assessorias Jurídicas, que reuniu advogados dos CRESS em um dia de debates. A lei de licitações e contratos, a Lei das 30 horas (Lei nº 12.317/10) e o Código Processual de Ética do Conjunto CFESS-CRESS foram alguns dos temas abordados.

Administração e Financeiro

Já nos dias 18 e 19 de julho, conselheiros e assessores jurídicos e contábeis de vários CRESS e Seccionais participaram do 6º Seminário de Gestão Administrativo-financeira do Conjunto CFESS-CRESS. O evento ocorreu em três eixos: atribuições legais e jurídicas dos conselhos; processos administrativos, financeiros, contábeis e gestão fiscal; e diretrizes para a gestão do trabalho no Conjunto CFESS-CRESS, sendo conduzidos pelos conselheiros e pela assessoria jurídica e contábil do CFESS. Foram cerca de 100 participantes e a mesa de abertura teve como tema a "Gestão pública democrática: patrimônio ético-político do Conjunto CFESS-CRESS".

O evento foi imprescindível para orientar os novos gestores quanto às normativas do Conjunto, afirma o vice-presidente do CRESS-MG, Jefferson Batista. “A sensação é de estarmos, agora, mais preparados, afim de um alinhamento de ações e um planejamento consistente para podermos atuar legalmente e politicamente em prol do nosso projeto ético-político”, aponta. Jefferson afirma, ainda, que “atualmente o CRESS-MG tem uma estrutura admirável e compromissada em destacar seus procedimentos, sendo um modelo para os outros Conselhos do país”.

A troca de experiências, muito presente em encontros como este, chamou atenção do conselheiro Douglas Alves. “Vejo este evento como um importante espaço de aprendizado para os conselheiros de todo o Brasil. É uma oportunidade ímpar de percebermos como os processos administrativos e financeiros do Conjunto devem permanecer articulados. Um momento rico para toda a categoria, uma vez que, contatos com gestores de outros estados possibilitam a troca de experiência e apontam caminhos para superação dos desafios” afirma.

Para Thiago Prisco, também conselheiro, o seminário apresentou elementos para a formação dos novos membros e aperfeiçoamento daqueles que vêm de outras gestões. “A participação gerou algumas reflexões, mas também sanou dúvidas que não eram somente nossas, inclusive sobre como conduzir o Conselho Fiscal em consonância com as orientações do CFESS. Isso contribui ainda mais para o fortalecimento do CRESS e para a coesão dentro do Conjunto”, comenta.

Fiscalização

“Um momento de partilhar experiências com agentes fiscais do Brasil inteiro e se sentir mais qualificado para lidar com os desafios do cotidiano de trabalho”, é assim que a agente fiscal da Sede do CRESS-MG, Paula Silva, avalia o 9º Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização (Cofi), realizado nos dias 19 e 20 de julho, como fechamento das atividades de capacitação promovidas pelo CFESS.

Por meio de um debate crítico acerca do espaço profissional e da melhoria da qualidade de atendimento à população usuária, o evento visou capacitar agentes fiscais e integrantes das novas gestões do Conjunto CFESS-CRESS.

Para Ivonilde Gonçalves, agente fiscal da Seccional Montes Claros, foi fundamental participar desse espaço de debate crítico a respeito da função precípua dos conselhos, que é a fiscalização como proteção à profissão e à sociedade, contrapondo o interesse individual. “Discutir isso faz com que os Conselhos afirmem seus limites de competência, visto que não devem funcionar como ‘minijudiciários’ e assumir responsabilidades que não sejam suas. Mas os casos que extrapolam as competências dos CRESS, devem prosseguir com denúncias ex-officio, indicando que necessitamos da articulação com outros órgãos”, comenta.

Veja a cobertura completa dos eventos

9º Seminário de Capacitação das Comissões de Orientação e Fiscalização

6º Seminário de Gestão Administrativo-financeira

Com informações do CFESS.