CFESS na Estrada: nova gestão dá continuidade ao projeto

Publicado em 07/07/2014

Conselheiros/as do CFESS foram a Belém, para reunião com o CRESS-PA (foto: arquivo/CFESS)

Em continuidade ao projeto CFESS na Estrada, a gestão Tecendo na luta a manhã desejada (2014-2017) realizou a primeira visita desde que foi empossada. De 25 a 28 de junho, a diretoria do Conselho Federal foi até Belém (PA) para se reunir com a nova gestão do CRESS-PA.

As visitas, que já foram realizadas em diversos estados brasileiros nas sedes dos regionais, visam a debater sobre a fiscalização profissional, os recursos éticos, as questões administrativas e financeiras dos CRESS, dentre outros assuntos.

O CFESS foi representado pelo conselheiro Maurílio Matos e pelas conselheiras Juliana Melim e Sandra Teixeira. Participaram também a assessora jurídica Sylvia Terra e o assessor contábil Vilmar Medeiros.

Para o presidente do CFESS, Maurílio Matos, o projeto é de extrema importância para o fortalecimento do Conjunto CFESS-CRESS. “Além de contribuir com as gestões dos CRESS, o objetivo é promover o estreitamento das relações políticas entre a diretoria do CFESS e as direções dos regionais”, informa o conselheiro.

Piso salarial

Um momento importante da visita ao Pará foi a reunião realizada pelo CFESS com o deputado federal Cláudio Puty (PT-PA), atual relator do projeto de lei nº 5278/2009 (conhecido como PL do piso salarial), que se encontra na Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Em mais uma articulação, o presidente do CFESS e a conselheira Daniela Castilho, juntamente com a diretoria do CRESS-PA, solicitaram apoio ao parlamentar, apresentando a situação de precarização das condições de trabalho e salário que abrange uma parte da categoria.

Diretoria do CFESS e do CRESS-PA se reuniram com o deputado Cláudio Puty (de rosa), relator do PL Piso Salarial (foto: arquivo/CFESS)

Cláudio Puty, que já havia se reunido com o CFESS em setembro de 2013, se prontificou a dar seu parecer favorável ao PL, que, em seguida, prosseguirá para a Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), caso seja aprovado.

Cabe lembrar que o CFESS lançou um abaixo-assinado virtual para pressionar os/as parlamentares a votarem pela aprovação do projeto de lei. É importante que a categoria assine e divulgue (clique aqui para acessar).

Fonte: CFESS