Juiz de Fora prepara três dias de atividades para Dia do/a Assistente Social

Publicado em 02/05/2014

O Dia do Assistente Social será comemorado em Juiz de Fora, de 19 a 21 de maio, com palestras e minicursos abertos a todos universitários, docentes e profissionais de Serviço Social e áreas afins. O tema central será "Brasil: Lutas Por Direitos e o Trabalho do Assistente Social". As inscrições poderão ser feitas através do e-mail semanassufjf@gmail.com ou no local, lembrando que os minicursos têm vagas limitadas.

Na ocasião, também haverá a cerimônia de posse da nova diretoria da Seccional Juiz de Fora para o triênio 2014-2017.

O evento é promovido pela Seccional em conjunto com a Universidade Federal de Juiz de Fora e tem como objetivos, refletir sobre a conjuntura brasileira contemporânea e seus processos de lutas e resistências e debater acerca do trabalho do assistente social em diversos espaços sócio-ocupacionais.

Além disso, será promovido o 2º Fórum de Supervisão em Serviço Social de Juiz de Fora e região e haverá debates sobre as ditaduras no Brasil, Chile e Argentina.

Segunda-feira, 19/05

19h – Mesa de Abertura e posse da nova diretoria do CRESS-MG/Seccional Juiz de Fora (2014-2017)

Seccional Juiz de Fora/CRESS 6ª Região; Faculdade de Serviço Social/UFJF; Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social/ABEPSS;Diretório Acadêmico Pe. Jaime Snoeck – Serviço Social/UFJF

19h30 – Conferências de Abertura: Direitos, lutas sociais e o trabalho do assistente social

Conferencistas: Profª Drª Tatiana Dahmer Pereira (UFF) e profª Drª Marina Barbosa Pinto (UFJF)

Coordenação: Profª  Ms. Ana Maria Ferreira/UFJF / Seccional de Juiz de Fora – CRESS 6ª Região/membro da comissão organizadora do evento.

Local: Anfiteatro de Estudos Sociais (Campus UFJF)

Terça-feira, 20/05

19h – 21h – Minicursos

1. A Supervisão de Estágio como atribuição privativa do Assistente Social – Profª Ms Marina Monteiro de Castro e Castro (UFJF)
  2. Instrumentalidade Profissional – Profª Drª Cláudia Mônica dos Santos (UFJF)
  3. Ética e Serviço Social – Profª Drª Alexandra Aparecida Leite Toffanetto Seabra Eiras (UFJF)
  4. A Regulamentação Profissional/Legislação e Fiscalização – um representante do CRESS – AS. Ms. Nanci Lagioto e As Terezinha Hagen – agentes fiscais do CRESS/6ª Região – seccional Juiz de Fora
  5. Estratégias de Ação Frente à Precarização das Condições de Trabalho do Assistente Social – Profª Drª Marina Barbosa Pinto (UFJF)
  6. O Trabalho do Assistente Social e a Mediação das Lutas Sociais – Profª Drª Cristina Simões Bezerra (UFJF)
  7. Direitos Sociais e Serviço Social: desafios contemporâneos – Profª Ms Lívia Pequeno (Assistente Social da Policlínica Piquet Carneiro/ UERJ, Mestre em Serviço Social, com especialização em gestão de projetos sociais)
  8. O Trabalho do Assistente Social na Educação – Assistentes Sociais Edilaine Friaça e Érika Martins – IF Sudeste Minas Gerais
  9. O Trabalho do Assistente Social na Defensoria Pública – Assistente Social Sandra
  10. O Trabalho do Assistente Social junto ao Programa “Minha Casa, Minha Vida” – Assistente Social Júlia Aparecida do Nascimento

Quarta-feira, 21/05

8h – 11h – Minicursos

2. Instrumentalidade Profissional – Profª Drª Cláudia Mônica dos Santos (UFJF)
  4. A Regulamentação Profissional/Legislação e Fiscalização – – AS. Ms. Nanci Lagioto e As Terezinha Hagen – agentes fiscais do CRESS/6ª Região – seccional Juiz de Fora

2º FÓRUM DE SUPERVISÃO EM SERVIÇO SOCIAL DE JUIZ DE FORA E REGIÃO

14h – Mesa de Abertura: CRESS-MG/ ABEPSS/ D.A. Padre Jaime Snoeck

14h30 – Mesa Temática: “Trabalho e formação profissionais: desafios atuais”

16h – Fórum de Supervisão: Socialização dos dilemas do cotidiano e encaminhamentos

Local: Auditório da Faculdade de Serviço Social

18h30 – Mesa de debate – As ditaduras no Brasil, Chile e Argentina

Palestrantes:

Profª Drª Maria Rosângela Batistoni (Profª. Adjunto/UNIFESP; Profª Colaboradora do Programa de Pós-graduarão da Faculdade de Serviço Social da UFJF; coordenadora do GTP: Serviço Social: Fundamentos, Formação e Trabalho Profissional/UNIFESP)

Profª Drª Carina Berta Moljo ( professora associada da FSS/UFJF, coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social UFJF, Pesquisadora do CNPq)

Sergio Antonio Astudillo Leite (Assistente Social formado pela Universidad Católica del Maule, Chile e bolsista de OEA – GCUB para realização do mestrado em Serviço Social/UFJF)

Coordenação – Profª Drª Isaura Gomes de Carvalho Aquino – Coordenadora do curso de Serviço Social/UFJF  e membro da comissão organizadora do evento.

21h – Encerramento

– Seccional Juiz de Fora/CRESS 6ª Região, Faculdade de Serviço Social/UFJF, Diretório Acadêmico Pe. Jaime Snoeck – Serviço Social/UFJF, Fórum de Supervisores

Local: Auditório de Estudos Sociais

21h30 – 23h – Coquetel comemorativo