Pirapora recebe primeiro Curso Ética em Movimento do ano

Publicado em 06/02/2014

O primeiro Curso de Atualização Ética em Movimento do ano, realizado pelo CRESS-MG, aconteceu em Pirapora, no Norte de Minas, de 15 a 17 de janeiro, e reuniu assistentes sociais de diferentes cidades da região. Os três dias foram de intenso trabalho, encabeçado por Claudemy Correia e Dimas Sales, multiplicadores desde 2011.  

Segundo Dimas, essa iniciativa é mais que um trabalho, é uma militância política em prol de um projeto ético-político de uma profissão. “Estar como multiplicador tem me proporcionado amadurecimento intelectual e visão de maior abrangência sobre os caminhos do Serviço Social e sua realidade sócio-histórica neste Norte de Minas e Jequitinhonha”.

Ele pôde perceber, em campo, desafios e dificuldades enfrentadas pelos profissionais, tanto no âmbito da formação intelectual como na dimensão política, para realizar um trabalho, guiados pelos princípios do Serviço Social. “Isso me mostra a necessidade de aprofundar nos estudos, pois, como muitas vezes dissemos nos cursos, ‘a moral, por estar ligado aos costumes, muda com o tempo’. Assim, como multiplicador, é meu dever acompanhar essas mudanças, desvendando-as à luz de fundamentações condizentes com a realidade, bem como acompanhar as bandeiras de luta de nossa categoria”, completa Dimas.

Capacitação e articulação

De Pirapora, Kênia Barros, se inscreveu por considerar a ética um fator fundamental para o dia a dia profissional. “Foi muito interessante a abordagem do Código de Ética e suas relações com nosso cotidiano profissional.  O curso tentou  mostrar o quanto essa ferramenta éimportante e como ela pode auxiliar no processo decisório e  na vida dos usuários. A ideia é que comportamentos éticos são vitais ao sucesso de qualquer profissional”, comenta.

Para a assistente social, toda a categoria deveria fazer o curso, pois o Código de Ética representa a direção dos compromissos assumidos pelo Serviço Social e é necessário rever sempre esses valores para não perdê-los de vista. “Este é um documento que reafirma valores essenciais para o exercício da profissão, realçando sua função informativa, cidadã e educativa, nos possibilitando um debate mais amploe verdadeiro sobre nossa atuação”, avalia Kênia.

Em um estado de enormes proporções, como é Minas Gerais, a distância de deslocamento para participar de alguma atividade do CRESS-MG é muitas vezes fator decisivo para a categoria, como é o caso de Jainice Azevedo. A assistente social de Várzea da Palma, cidade a cerca de 35 km de Pirapora, viu no Curso Ética em Movimento uma oportunidade única para se qualificar. “Não é sempre que temos a chance de nos capacitarmos e trocarmos experiências com nossos colegas. Além do mais, os multiplicadores tiveram muita habilidade em despertar nossa capacidade crítica em relação ao fazer profissional. Também pude refletir sobre meu dia a dia como assistente social e percebi a importância de estar recebendo e repassando constantemente conhecimentos”, aponda.

Vindo também de Várzea da Palma, o assistente social Agnaldo Silva resolveu se inscrever no curso para se capacitar e atuar com mais segurança e propriedade. "O que mais chamou a atenção foi o conteúdo e o dinamismo dos multiplicadores. Eu o recomendo a outros colegas para reflexão e fortalecimento da classe. É nesses cursos que a gente absorve novas informações do que ocorre no campo de atuação e desenvolve a capacidade de refletir a prática profissional", diz.

Rearticulação NAS Ser Tão

O curso foi uma oportunidade para os presentes refletirem a respeito do fortalecimento da categoria na região. Disso, resolveram que era o momento de rearticular o Núcleo de Assistentes Sociais da região, o NAS Ser Tão, que abrange todas as doze cidades do Alto Médio São Francisco.

Saiba mais sobre essa rearticulação!

Fotos: Edvânia Maria da Silva

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h