Novas agentes fiscais recebem treinamento na Sede (BH)

Publicado em 20/12/2013

Antes de começarem a atuar em suas respectivas áreas de abrangência, as cinco novas agentes fiscais da Sede e Seccionais Montes Claros e Uberlândia estão participando de um treinamento em Belo Horizonte, desde o dia 2 de dezembro de 2013.

No total serão seis semanas, que incluem leitura e discussão das resoluções e pareceres jurídicos do Conjunto CFESS-CRESS referentes à fiscalização, além de  realização das atividades cotidianas como o plantão, atendimento interno,  preparação de relatórios e visitas in loco aos profissionais assistentes sociais.

Todo o processo está sendo orientado pela agente fiscal Luciana Mourão, que  destaca o fazer do agente fiscal como  único, pois exige um conhecimento específico, principalmente com relação as normativas do Conjunto CFESS-CRESS e demais áreas de atuação da categoria, além de um perfil mediador. “O processo de agente fiscal é bem denso, pois se trata de um fazer diferenciado do Serviço Social, em que os nossos usuários também são assistentes sociais”, comenta.

Com tantos desafios por vir, as agentes fiscais recém contratadas da Sede, Talita Freire e Paula Silva, ressaltam a importância do período de treinamento. “Ter uma agente fiscal por conta, contribuindo com o nosso treinamento faz toda diferença. Luciana está compartilhando não só os conhecimentos teóricos, mas também suas experiências profissionais no Setor de Orientação e Fiscalização. Além disso, foi feito um planejamento muito bem elaborado, o que mostra o nível de organização da fiscalização em Minas Gerais”, salientam as novas funcionárias.

Usuário assistente social

Um dos maiores desafios de atuação de agentes fiscais é justamente ter como usuário a própria categoria. Para a nova agente fiscal de Montes Claros, Ivonilde Gonçalves, é preciso combater a ideia negativa que alguns profissionais têm da fiscalização. “Há uma imagem conservadora que trata a fiscalização do exercício profissional como meramente de caráter punitivo e sabemos que vai muito além. É necessário desenvolver estratégias para desmistificar isso”, pontua.
 
A chegada de duas agentes fiscais na região, Ivonilde e Érica Soares, contribuirá para a afirmação da Política Nacional de Fiscalização em quase 150 municípios. “O primeiro passo será garantir o atendimento preventivo-educativo para a categoria, por meio da política pedagógica. Esse é o momento de levar orientação e fiscalização de maneira precisa para o Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha”, destaca Ivonilde.

Em Uberlândia, as expectativas são as mesmas com a chegada de  Kelle de Souza. Natural de Uberaba e com um ano de experiência como agente fiscal no CRESS-MT, Kelle ressalta a necessidade de unidade num estado grande como Minas. “Com o treinamento, temos uma noção mais clara da dimensão do estado e da necessidade de a Sede e as Seccionais falarem a mesma linguagem e estarem sempre sintonizadas”, comenta.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h