Assembleia Geral do CRESS-MG traz importantes informes para categoria

Publicado em 11/11/2013

Na última terça-feira, 29 de outubro, foi realizada a penúltima Assembleia Geral da atual gestão do CRESS-MG, “Compromisso e Luta (2011-2014)”. Na ocasião, o presidente do Conselho, Leonardo David, e a tesoureira e conselheira, Marisaura dos Santos, apresentaram as deliberações do 42º Encontro Nacional do Conjunto, a prestação de contas parcial de 2012/2013, além da atualização da anuidade, o plano de metas e a proposta orçamentária 2014.

A Assembleia é a instância máxima de deliberação da categoria em âmbito estadual, assim, “a garantia de participação dos profissionais neste espaço é muito importante para construir a agenda do CRESS e da profissão em Minas para o próximo ano, no campo administrativo, técnico e político", como afirma Leonardo.

Ações Político-Administrativas 2013

Confira um resumo, mês a mês, das ações políticas e administrativo-financeiras do CRESS-MG ao longo de 2013, incluindo o Plano de Metas 2014.

Profissionais Inscritos

Atualmente o estado de Minas Gerais tem quase 20 mil assistentes sociais inscritos. Ao longo dos últimos três anos, houve um crescimento anual de cerca de 30% de profissionais registrados.

O principal desafio é fortalecer a direção estratégica e crítica da profissão em no estado, como explica o presidente do CRESS-MG. “O aumento do contingente profissional traz desafios para a formação e para o exercício profissional e o Conjunto CFESS-CRESS em articulação com a ABEPSS e a ENESSO vêm envidando esforços para construir uma agenda conjunta de luta pela formação de qualidade”, destaca.

Anuidade 2014

A proposta de trabalho realizada e apresentada para continuidade e expansão em 2014, após muita discussão e votação entre duas opções, a Anuidade 2014 foi atualizada, ficando estabelecida para Pessoa Jurídica em R$ 431,51 e para Pessoa Física em R$ 386,26. Esta última pode ser parcelada em até 6 vezes de R$ 64,38 ou quitada com os descontos habituais de 15%, R$328,32, até 10.02.14; 10%, R$347,63, até 10.03.14; 5%, R$366,95, até 10.04.14; ou pelo valor integral até 10.05.14.

Confira a Resolução CFESS 658/13 que estabelece os patamares mínimo e máximo para fixação da anuidade para o exercício de 2014 de pessoa física, o patamar da anuidade de pessoa jurídica, no âmbito dos CRESS, e determina outras providências.

Confira a Resolução CRESS 6ª R. 4211/13 que define a Anuidade 2014 pessoa física e jurídica, taxas e demais procedimentos, no âmbito do CRESS/MG.

Em breve, enviaremos os boletos e estará disponível no site para 2ª via.

Orçamento 2014

Com os recursos atualizados e considerando o crescimento do CRESS-MG, em 2014 o órgão deverá arrecadar 17% a mais que este ano.  Com o aumento na arrecadação, planeja-se investir na expansão do quadro de empregados, via concurso, e na interiorização das ações por meio das Seccionais. Além disso, pretende-se ampliar o número de Núcleos de Assistentes Sociais, no estado, e promover mais iniciativas como os minicursos do Projeto Formação Continuada e das ações do Setor de Orientação e Fiscalização.