Assistentes sociais de Almenara comentam Curso Ética em Movimento

Publicado em 16/10/2013

A cidade de Almenara, no Norte de Minas, sediou o Curso Ética em Movimento, ocorrido de 2 a 4 de outubro. Com cerca de 30 participantes, a atividade reascendeu questões sobre o exercício profissional e o interesse para criação de um Núcleo de Assistentes Sociais da região.

Palavra de quem participou

“A distância entre o Vale do Jequitinhonha e Belo horizonte limita nosso acesso às atividades feitas pelo CRESS-MG. A realização do Ética em Movimento, aqui, foi de grande valia, pois contribuiu para nossa promoção tanto profissional quanto como ser humano. Foi possível confrontar os valores que conduzem nossos comportamentos e atitudes cotidianas com os princípios do Código de Ética.”
Nilde Amaral.

“O curso proporcionou a nós, assistentes sociais, socializar e refletir o nosso projeto ético-político como instrumental crítico, filosófico e político. Percebi a necessidade da formação contínua e de mais empenho dos profissionais, no sentido de consolidar o nosso projeto ético-político, respeitando a identidade profissional e sua longa e fecunda trajetória.

Eu me dei conta ainda mais da importância de viver o projeto ético-político, percebendo o Serviço Social como uma proposta de rompimento de paradigmas e das diversas formas de conceber o mundo e os fatos. O curso reforça e aguça ainda mais a ideia de que mais importante que atender e dar respostas (sanar de forma paliativa) as demandas urgentes (imediatismos) é fazer com que o sujeito reflita por que elas se constituem. Isso é respeitar e considerar sua dignidade humana, e nesse contexto agir.”
Roberto Gomes.

“Pude relembrar e aprender coisas novas relacionadas ao Serviço Social. Conheci mais sobre a ética profissional, os direitos humanos, entre outros. Além de ter tido a oportunidade de somar conhecimentos e debater sobre temas importantes com colegas de profissão.

Claudemy conduziu o curso durante os três dias muito bem, com sabedoria, firmeza e segurança nos assuntos discutidos e respeitando a opinião de todos os participantes. Enfim, foi uma ótima iniciativa em nossa região, e precisamos que haja outras tão boas como esta, pois além de ficarmos mais capacitados, também temos a oportunidade de unir forças para lutar por nossos direitos.”
Vagna Monteiro de Carvalho

“O Ética em Movimento é muito dinâmico e o que mais me chamou a atenção foi a reflexão que realizamos sobre o nosso fazer profissional. Na faculdade, lidamos apenas com teoria, e aspectos práticos do cotidiano não são discutidos a fundo como no curso. O facilitador Claudemy é muito competente, domina o tema e contribuiu para que os três dias se tornassem amenos, apesar do cansaço.

No exercício profissional, lidamos com questões ímpares, onde somos apreciados pelos usuários e pelos outros profissionais. Sou efetiva na prefeitura municipal, mas os contratados ainda sentem o peso do coronelismo e autoritarismo de nosso empregador. Realmente lidar com expressões da questão social é muito difícil, uma vez que nem sempre temos autonomia em nosso fazer profissional e o curso foi importante para refletir essas questões.

Com certeza indicaria para outros colegas!”
Tatiana Pereira da Silva.

Voz dos organizadores

A dinâmica usada pelo multiplicador Claudemy Correia, que ministrou o curso, facilitou o diálogo entre os participantes. Para ele, a preparação e o desenvolvimento do curso em Almenara foram, de modo pessoal e profissional, um defrontar-se com os fundamentos e os sentidos da sua práxis profissional. "Foi uma experiência profissional feliz, de colocar sob crítica os aspectos ético-políticos do meu próprio fazer enquanto assistente social".

O multiplicador acrescenta que o Ética em Movimento é um espaço precioso de amadurecimento e aproximações com as valorações societárias do Serviço Social. “O curso de Almenara deixou reflexões e saudades, como acredito que será o de Araçuaí, no mês que vem”, comenta.

A mobilização para a realização do curso na região foi elogiada pela coordenadora da Seccional Montes Claros, Rosilene Tavares. “Avalio que descentralizar o projeto Ética em Movimento e torná-lo acessível aos profissionais no interior do estado é uma das formas de materializá-lo, além de ser mais uma chance concreta para fortalecer o projeto ético-político, por meio da troca de experiência, das discussões, reflexões e do debate sobre a realidade vivenciada em nosso cotidiano de trabalho”, destaca. 

Saiba mais sobre o projeto!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h