CRESS-MG participa de capacitação aos assistentes sociais promovida pela Prefeitura de Montes Claros

Publicado em 11/10/2013

A Seccional Montes Claros participou, no dia 27 de setembro, da  capacitação  aos assistentes sociais da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social/Diretoria de Assistência Social promovida pela Prefeitura de Montes Claros.

Na oportunidade, foram discutidas  normativas que regem o exercício profissional dos assistentes sociais, bem como questões éticas que se remetem ao sigilo profissional.  A agente fiscal da Sede (BH), Terezinha Hagen, discorreu sobre a temática, apresentando as resoluções referentes ao Código de Ética Profissional, a emissão de pareceres, laudos e opiniões técnicas conjunto entre o assistente social e outros profissionais e da resolução que dispõe das condições éticas e técnicas do exercício profissional

O momento possibilitou a oportunidade de entrosamento entre os profissionais da rede, que puderam se conhecer melhor e trocar suas experiências. Os participantes, assistentes sociais e profissionais de outras áreas, receberam materiais como o Kit das Resoluções do CFESS e o livreto “Atribuições privativas em questão”, sobre as funções exclusivas da categoria.

A capacitação foi de grande valia para a fomentação da prática dos profissionais da rede, como avalia Frederico Ferreira, assistente social do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Independência. “O evento reafirmou o compromisso do CRESS-MG para com a formação continuada da categoria, incitando a reflexão sobre a realidade e a construção de uma práxis que atenda às demandas do cotidiano”, comenta. Frederico sugeriu que sejam feitas mais atividades como esta na região. “Montes Claros carece desse tipo de iniciativas, que permite termos profissionais cada vez mais preparados para intervir nas múltiplas refrações da questão social”, completa.

Na avaliação da agente fiscal, o momento foi positivo. “O encontro atingiu o objetivo proposto na Política Nacional de Fiscalização, no que se refere ao caráter educativo e preventivo e também quanto à importância da reflexão da práxis profissional. Contribui, também com o fortalecimento da articulação entre o Conselho e a categoria”, comenta.

Fiscalização em Montes Claros

A agente fiscal ainda participou de outras atividades, na região, como a reunião com a diretoria da Seccional, em que ela repassou dados das fiscalizações realizadas pela Comissão de Orientação e Fiscalização da Sede, na área de abrangência da mesma Seccional.

Também foram realizadas oito visitas de caráter educativo-preventivas a alguns campos de estágio da Funorte e Unimontes. De acordo com Terezinha, os diferentes campos de estágio indicaram como desafio a construção de estratégias para a garantia dos direitos dos usuários, bem como, da qualidade dos serviços prestados a sociedade.

A ação possibilitou conhecer as propostas de atuação dos profissionais fiscalizados, além de atualizar informações sobre o exercício profissional, bem como, esclarecer as ações realizadas pelo Conjunto CFESS-CRESS na defesa da profissão.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h