Lançada nova Revista Conexão Geraes do CRESS-MG

Publicado em 02/10/2013

Acaba de ser lançada a nova Revista Conexão Geraes, do CRESS-MG, com o tema “A dimensão técnico-operativa no Serviço Social”. A Ilustração da capa e verso são as do livro "Contribuições para o exercício profissional de assistente social – Coletânea de leis", com lançamento previsto para este mês. Já o conteúdo desta edição foi composto por vários artigos de estudiosos da área:
 
  • Serviço Social, linguagem e comunicação pública: desafios na contemporaneidade – Kênia Figueiredo
  • Sobre o Financiamento das Políticas Sociais no Brasil – Elaine Behring
  • Avaliação de Políticas, Programas e Projetos – Ana Cristina Arcoverde 
  • Cotidiano: produção social da existência humana – Clésio Cunha Mendes e Mônica Hallak
  • Breve reflexão em torno da Educação Popular e do Serviço Social – Maria Lídia Souza
 
Os textos centrais, “Instrumental técnico e o Serviço Social, é preciso continuar o debate! ” e "A dimensão técnico-operativa e os instrumentos e técnicas no Serviço Social", ficam por conta, respectivamente, do professor da UFSC, Hélder Boska Sarmento e Cláudia Mônica dos Santos, professora da UFJF. Leia um trecho do artigo do prof. Hélder:
"É fundamental que o assistente social seja reconhecido como sujeito que pensa, sente, e age, que também sofre e vive, são razões e emoções que compõem um quesito fundamental para o exercício profissional e o domínio do instrumental técnico em Serviço Social. (…)
 
É possível pensar e definir instrumentos e técnicas para o exercício profissional, desconectadas dos sujeitos profissionais que os operam, experimentam e vivenciam?
 
São aspectos para pensar, refletir com toda acuidade e atenção teórica, ética e política. Se dantes nos colocávamos em uma arena restrita de crítica ao tecnicismo, hoje, os avanços científicos e tecnológicos penetraram as tramas de nosso cotidiano profissional. O que sem dúvida, nos impõe condições em uma sociedade altamente tecnificada, mesmo assim, é fundamental a qualificação do debate científico e tecnológico, inclusive dos meios de trabalho, como pauta de uma área de conhecimento que ainda precisa consolidar-se. 
 
Estes são apontamentos que nos inquietam e desafiam a continuar o debate sobre o instrumental técnico em Serviço Social."
Além disso, a revista traz o texto “Atuação profissional X trabalho assalariado: exercício profissional do assistente social”, de Nanci Lagioto, agente fiscal na Seccional Juiz de Fora do CRESS-MG, e “Considerações sobre a Fiscalização aos Assistentes Sociais que atuam na Nefrologia em Minas Gerais”, elaborado pelo Setor de Orientação e Fiscalização do CRESS-MG (Sofi), como uma de suas atividades cotidianas.
 
A versão digital deste número pode ser acessada aqui.
 
Em breve, todos os assistentes sociais registrados no CRESS-MG, e em dia com suas obrigações pecuniárias, receberão um exemplar em casa.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h