Participantes comentam sobre minicursos de agosto, na Sede

Publicado em 12/09/2013

Com o propósito de se atualizarem, assistentes sociais que participam dos minicursos do Projeto Formação Continuada, veem a iniciativa como oportunidade de troca de experiência e conhecimento com outros profissionais da área.

Em agosto, foram promovidos três minicursos na Sede (BH) e um em Montes Claros. Confira o depoimento de quem esteve presente nas atividades, em BH.

Em breve, divulgaremos declarações de quem esteve nas atividades realizadas em outras partes do estado.

Conhecimento. Esse é o que diferencia o profissional hoje, no mercado de trabalho, como afirma Luana Oliveira, que vive em Carmo do Cajuru, a 112 km de BH. A assistente social participou dos minicursos “Questão Social e Serviço Social" e "A pesquisa como subsídio para a prática profissional do assistente social", ministrados por Josiane Soares e Reginaldo Guiraldelli, respectivamente.

“Participar destas atividades, para mim, é de extrema relevância, visto que além de não podermos nos limitar apenas à formação acadêmica, pois o conhecimento ali adquirido é muitas vezes limitado, o mercado de trabalho exige cada vez mais profissionais qualificados. Assim, uma busca constante pelo aprendizado e pela formação continuada é urgente imprescindível.

As temáticas abordadas nos minicursos que participei são atuais e necessárias, e os professores tiveram dinamicidade na apresentação dos conteúdos e grande interatividade com os participantes.

Não foi um espaço apenas de ‘professor x aluno’, e sim, de construções coletivas e trocas de experiências e conhecimento. Houve um papo aberto e prático entre profissionais atuantes em vários segmentos do Serviço Social.

Já recomendei a iniciativa para outros colegas assistentes sociais!”

Vinda do Quadrilátero Ferrífero, no Oeste de Minas, Vera Lúcia Sousa escolheu “Instrumentalidade do Serviço Social” como tema do primeiro minicurso que ela participa. A atividade foi ministrada pela professora da UFRJ, Yolanda Guerra, na Sede (BH). Como em todas as atividades do Projeto, os participantes puderam interagir e tirar suas dúvidas com a palestrante.

“Eu trabalho no setor de Ouvidoria e Serviço Social do Hospital Manoel Gonçalves, em Itaúna. Admiro a Yolanda e a participação dela foi um dos motivos por eu ter optado por esse minicurso. É a primeira vez que me inscrevo e resolvi participar para reciclar meus conhecimentos. Achei tudo excelente.

Os minicursos são uma forma objetiva de nos atualizarmos e trocarmos experiências com assistentes sociais de diferentes campos sócio-ocupacionais.

Parabéns ao CRESS-MG pela iniciativa!”

A escolha dos palestrantes foi decisiva para que Alice Batitucci se inscrevesse nos minicursos. Ela esteve presente nos três realizados agora, em agosto, na Sede (BH). Funcionária da extensão universitária da PUC Minas, em BH, ela se diz preocupada com o sucateamento do ensino superior e acredita que iniciativas como a do CRESS-MG contribui para contrabalancear isso.

“Infelizmente a precariedade na formação acadêmica é uma realidade nas escolas de Serviço Social e eu passei por isso também. Tendo em vista que os temas abordados nos minicursos do Formação Continuada não foram esgotados, ou até mesmo vistos, na minha graduação, considero de suma importância participar de espaços de formação para reciclar um conhecimento ou mesmo adquiri-lo.

Os palestrantes são excelentes e isso foi primordial para o bom andamento das atividades. Foi uma experiência muito rica e proveitosa para mim. Apreendi muito e fiz reflexões inovadoras para minha trajetória acadêmica.

Os minicursos oxigenam o fazer profissional e dão uma injeção de ânimo e coragem para enfrentar os desafios e limites do mercado de trabalho.”

Próximos minicursos

Belo Horizonte

14/09 – Reflexões sobre a intersetorialidade entre as políticas públicas

Professora: Sueli do Nascimento – Assistente Social, mestre em Serviço Social com experiência em Movimentos Sociais e na Co-gestão de Políticas Públicas.

Ementa: Reflexão sobre as possibilidades e limites para a intersetorialidade das políticas públicas, enfatizando a relação entre as políticas de desenvolvimento urbano e social, bem como as expressões da intersetorialidade presentes nos documentos oficiais das referidas políticas em âmbito nacional, buscando identificar os instrumentos disponíveis para os municípios articularem sua intervenção na cidade.

Inscreva-se!

28/09 – Serviço Social e Trabalho Interdisciplinar

Professora: Fátima Grave Ortiz – Assistente Social, doutora em Serviço Social pela UFRJ, professora e pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre os Fundamentos do Serviço Social na Contemporaneidade da mesma instituição.

Ementa: A trajetória do serviço social e sua experiência no campo do trabalho interdisciplinar. A interdisciplinaridade no serviço social. A face plural da profissão: diálogo aberto com outras áreas do conhecimento. Desafios e tensões na construção do trabalho interdisciplinar.

Inscreva-se!

26/10 – Avaliação das Políticas e Programas Sociais – Teoria e prática

Professora: Ana Cristina Brito Arcoverde – Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela UFPE, doutora em Sociologie pela Université de Paris III e professora de Serviço Social da UFPE.

Ementa: Avaliação de políticas, projetos e programas sociais, conteúdo teórico metodológico e aplicação no atual contexto da discussão sobre a cidadania e democracia. A avaliação das políticas de programas sociais: um mecanismo de tomada de decisão técnica e um mecanismo gerador de informações. A avaliação das políticas de programas sociais como instrumentalização para as lutas e conquistas populares e ampliação dos direitos sociais.

Inscreva-se!

30/11 – Serviço Social e Educação Popular 

Professora: Maria Lídia Souza Silveira

Ementa: A questão da educação popular: definições teóricas, práticas, limites, possibilidades. Alternativas de construção do sujeito enquanto cidadão e sua interface com o Serviço Social.

Inscreva-se!

Montes Claros

23/11 – Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos

Professora: Regina Celia Tamaso Mioto – Pós-doutora pela Universidade de Perugia (Itália), doutora em Saúde Mental pela Unicamp, mestre em Educação pela mesma universidade. Atualmente é professora associada da UFSC.

Ementa: Questões relacionadas à qualidade da intervenção profissional na direção da garantia de direitos sociais. Qualidade da fundamentação dos laudos, perícias pareceres dos assistentes sociais.

Inscreva-se!

Uberlândia

14/09 – Reflexões sobre o trabalho social com famílias

Professora: Solange Maria Teixeira – Pós-doutora em Serviço Social, doutora em Políticas Públicas pela UFMA, mestre em Serviço Social pela PUC-SP e professora adjunta da UFPI.

Ementa: Trabalho social com as famílias e o Serviço Social no debate contemporâneo. A matricialidade sociofamiliar na política social numa perspectiva crítica. O reconhecimento da família como um espaço altamente complexo: construções, reconstruções, negociações de seus membros, com outros segmentos da sociedade, como o Estado, o mercado, o trabalho. A importância da família na estruturação da sociedade.

Inscreva-se!

22/11 – Estudo social em perícias, laudos e pareceres técnicos

Professora: Rosa Lúcia Prédes – Assistente Social, doutora em Serviço Social pela UFRJ e professora da Ufal.

Ementa: Questões relacionadas à qualidade da intervenção profissional na direção da garantia de direitos sociais. Qualidade da fundamentação dos laudos, perícias pareceres dos assistentes sociais.

Inscreva-se!

 

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h