Seccional Montes Claros leva Curso Ética em Movimento à Janaúba

Publicado em 11/09/2013

A Seccional Montes Claros promoveu, em Janaúba, de 29 a 31 de agosto, o Curso Ética em Movimento, que reuniu cerca de 20 assistentes sociais também de Jaíba e Porteirinha, no Norte de Minas.

O curso tem uma proposta de formação continuada e um caráter descentralizado, que aproxima o CRESS-MG da categoria. Consequentemente, ele fortalece a ideia de ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional.  

Especialmente em Janaúba, os assistentes sociais de base participaram de todo o processo de realização da atividade: desde a divulgação e mobilização até a efetivação do curso, destaca uma das diretoras da Seccional, Sarah Edinelli. "A nossa diretoria parabeniza os participantes e multiplicadores, por terem vislumbrado nas discussões, tanto resoluções e resgate sócio-histórico do Serviço Social, como fomento e idealização do projeto ético-político”, afirma.

A realização do Ética em Movimento permite que o assistente social objetive as reflexões do fazer profissional e, no processo de repensar e reoxigenar a pratica, possa desenvolver iniciativas que os aproximem das necessidades reais dos usuários. (Na foto, participantes em momento de interação)

Para Érica Araújo, uma das multiplicadoras, a realização do curso, na cidade, contribuiu de forma positiva no que diz respeito à articulação política dos profissionais e principalmente para uma maior aproximação com princípios éticos da profissão. “O conteúdo trazido irá permitir ao assistente social, uma intervenção  mais abrangente, tendo como propósito a efetivação dos direitos humanos e ultrapassando a dimensão meramente legal”, destaca. 

De acordo com o multiplicador Dimas Sales, era evidente o anseio dos participantes por uma articulação política. “Em tempos de fetichização do capital, só o que pode mover um povo para além dessas amarras é o desejo de libertação. E isso estava presente na turma de Janaúba, deixando clara a concepção de que o primeiro passo para qualquer mudança é a vontade e busca pelo conhecimento que liberta, numa perspectiva crítica sobre a realidade", ressalta o assistente social. 

Novo NAS para o Norte de Minas

Durante o curso, os presentes se mobilizaram para a criação de um Núcleo de Assistentes Sociais (NAS) na região. A fundação está prevista para o dia 17 de setembro, quando serão eleitos os membros da Comissão Gestora. O encontro acontecerá às 19h, na Rua Manoel Bandeira, 460, CAIC – Veredas, em Janaúba.

O NAS foi idealizado pensando na articulação e organização política dos assistentes sociais da região, como também na valorização do Serviço Social e na defesa de seu projeto ético-político. A ideia é abranger profissionais também dos municípios de Jaíba e Porteirinha.

Toda a categoria que atua na região está convidada a participar deste momento!

Como dizem os versos do montes-clarense, Beto Guedes, na canção Sal da Terra . “Vamos precisar de todo mundo. Um mais um é sempre mais que dois (…)”. 

Próximos Cursos Ética em Movimento – Seccional Montes Claros
 
Confira os municípios contemplados, datas e se inscreva. Além das formas de pagamento indicadas nos links abaixo, você também pode pagar a sua inscrição a partir de um depósito bancário. Para isso, encaminhe um e-mail para seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br e solicite as orientações necessárias.
 
Montes Claros

Local: Unimontes, prédio 2 , sala 85 do CCH
Endereço: Av. Rui Braga, s/nº, Vila Mauricéia
Data: 19, 20 e 21 de setembro de 2013

Almenara

Local: Sedese – Rua Floriano Peixoto , 36 – Centro
Data: 2, 3 e 4 outubro de 2013
Inscreva-se!

Araçuaí

Local: A definir
Data: 7, 8 e 9 de novembro de 2013
Inscreva-se!

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h