Assistentes sociais são convocados a apoiar manutenção do CDC

Publicado em 23/08/2013

A Justiça Federal do Maranhão publicou, no dia 14 de agosto, a decisão pela suspensão do Programa de Extensão da Universidade Federal Ouro Preto, Centro de Difusão do Comunismo (CDC/Ufop), em função de uma ação movida contra o CDC.

O CRESS-MG já divulgou seu apoio à manutenção do programa. Veja, abaixo, o texto da coordenadora do curso de Serviço Social da Ufop, Viviane Souza Pereira, conclamando a categoria de assistentes sociais a também defender o CDC.

Apoio dos assistentes sociais à manutenção do Centro de Difusão do Comunismo

O curso de Serviço Social da UFOP possui um Programa, coordenado pelo professor assistente social André Mayer, com três frentes de atuação, chamado Centro de Difusão do Comunismo (CDC). O CDC UFOP atua com uma grande equipe de professores e alunos na realização de pesquisas e projetos de extensão a partir da teoria social crítica de Marx. Trata-se de um Programa aprovado por todas as instâncias da UFOP e amplamente reconhecido por alunos, docentes, TAEs e pelos trabalhadores da região de Mariana e Ouro Preto em geral, ganhador, inclusive, do prêmio de melhor Programa de extensão da UFOP no ano passado.

O CDC está sofrendo represálias em uma clara perseguição ideológica, como é sabido via matérias em jornais e revistas, tendo culminado na última semana com uma sentença da Justiça Federal do Maranhão, determinando em caráter liminar a paralisação de todas as atividades dos grupos de trabalho, em um claro cerceamento da liberdade de expressão e pensamento, além de representar um ataque frontal ao pouco que resta da autonomia universitária.

O trabalho do CDC tem sido uma fonte inesgotável de debates e aprendizado para alunos, professores e assistentes sociais da região. Desta forma, entendendo que neste momento precisamos unificar forças em defesa da liberdade de produção de conhecimento e do respeito à autonomia universitária, venho, em nome do curso de Serviço Social da UFOP, solicitar apoio político do Conjunto CFESS/CRESS e da ABEPSS em mais essa ação de resistência.

Contamos com a categoria profissional nessa frente de luta!