Confira a agenda de protestos deste 11 de julho em algumas cidades de MG

Publicado em 10/07/2013

A energia dos estudantes que mobilizaram dezenas de manifestações em todo o país, nas últimas semanas, contaminou as centrais sindicais que, agora, se organizam para uma greve geral nacional que deverá alterar a rotina dos brasileiros, nesta quinta-feira, 11 de julho.

Junto das paralisações, muitas cidades irão promover também, protestos para reforçar a indignação diante de direitos trabalhistas que não vêm sendo cumpridos, além das pautas nacionais, que incluem melhorias na Saúde, na Educação, a Reforma Agrária etc.

O CRESS-MG apoia a greve e, divulga, abaixo, algumas das cidades onde os trabalhadores irão trocar um dia de trabalho para ir às ruas manifestar por melhores condições de vida!

PAUTAS

Nacionais

• Educação: pelos 10% do PIB, melhoria na qualidade, ciranda infantil nas cidades
  • Saúde: garantia de investimentos conforme Constituição Federal, com Melhoria do SUS, após a vinda dos médicos cubanos
  • Redução da jornada de trabalho para 30h
  • Transporte público de qualidade: tarifa zero nas grandes cidades
  • Contra a Pec 4330: projeto de governo que institucionaliza o trabalho terceirizado sem nenhum direito
  • Contra os leilões do petróleo e das hidrelétricas
  • Democratização da mídia
  • Pela reforma agrária: solução dos probelmas dos acampados, desapropriações, recursos para produção de alimentos sadios, legalização das áreas quilombolas
  • Pelo fim do fator previdênciário, que afeta a classe trabalhadora ao se aposentar

Estaduais

• Pagamento do piso salarial dos professores e professoras da rede pública
  • Dimuição da tarifa de energia elétrica
  • Aplicação dos 12% do PIB destinados à Saúde

Belo Horizonte

9h – A partir da manhã, haverá concentração de diferentes sindicatos protestando por causas específicas e gerais, na Praça Sete.

12h – 8º Grande Ato, promovido pela Assembleia Popular Horizontal de BH (criada pela sociedade civil, durante os manifestações de junho),  com concentração na Praça Sete.

Pautas

• Abertura das contas das empresas de ônibus coletivo
  • Aplicação imediata no preço da passagem já em vigor isenção de encargos sobre a folha de pagamento das empresas de ônibus coletivo
  • Implementação do passe livre para estudantes e desempregados, em direção a uma política de tarifa zero para o transporte coletivo

13h – Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindi-UTE) convoca trabalhadores da área para se reunirem no pátio da Assembleia Legislativa (ALMG) para avaliar as propostas que o governo estadual irá apresentar à categoria em reunião agendada para o dia anterior.

Montes Claros

17h – Concentração na Praça Dr. Carlos até a Prefeitura Municipal.

Pautas

• Transporte – redução da tarifa para R$ 2, passe livre estudantil, melhoria na qualidade do serviço
  • Saúde – abertura dos prontos-socorros, pagamento da dívida da prefeitura com a Santa Casa
  • Educação – pagamento do piso salarial para os professores da rede pública municipal
  • Moradia – construção de casas populares para famílias em ocupações urbanas

Uberlândia

14h – Centrais sindicais, movimentos sociais e estudantes irão se concentrar na Praça Tubal Vilela e seguir até a Prefeitura Municipal com o intuito de protocolar uma pauta de reivindicações junto ao prefeito da cidade.

Pautas

As pautas são as mesmas reivindicadas em âmbito nacional e estadual, com destaque para uma nova redução da tarifa de transporte público.

Juiz de Fora

13h – Concentração na frente da Câmara dos Vereadores, em seguida, às 15h, haverá Audiência Pública sobre o Transporte Coletivo Público na cidade. Ao final da sessão, os trabalhadores irão caminhar até a Prefeitura Municipal.

Pautas

Além das pautas nacionais, como melhorias na Saúde, Educação e reforma política, o ato de Juiz de Fora tem como foco o transporte público. Estão sendo reivindicadas: imediata redução das tarifas, passe livre estudantil, municipalização do transporte e bilhete único.