Estudantes de Serviço Social do Triângulo Mineiro promovem encontro regional

Publicado em 09/07/2013

A Seccional Uberlândia participou, de 30 de maio a 2 de junho, em Uberaba, do 23º Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social (ERESS) da 4ª Região, composta por universitários de Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e a região do Triângulo Mineiro.

O evento teve como tema a frase "Rompi tratados, trai os ritos, quebrei a lança, lancei no espaço um grito, um desabafo", e cumpriu com um dos objetivos da Executiva Nacional dos Estudantes de Serviço Social (ENESSO), que é a articulação de todos os universitários da área, no país, para viabilizar sua participação junto aos movimentos populares.

Além disso, o ERESS novamente se destacou como um espaço em que os discentes de Serviço Social podem expor suas demandas, participando e contribuindo das discussões democraticamente.

A escolha do tema foi motivada, segundo o estudante Guilherme Porto, membro da comissão organizadora do Encontro, pelo texto constitucional que se relaciona com os ideais do Movimento Estudantil (ME). “A Constituição Federal de 1988, em seu artigo quinto e nono, versa sobre a liberdade de expressão e manifestação de pensamento, o que tem tudo a ver com o movimento estudantil”, explica.

Seccional por dentro dos debates

A contribuição da Seccional Uberlândia para o evento, vem antes mesmo de sua realização. Por meio de articulações feitas pelos conselheiros e outros envolvidos, foi possível criar um diálogo entre as Escolas de Serviço Social de Uberlândia e Ituitaba, fortalecendo os centros acadêmicos e conhecendo a realidade de cada escola das três modalidades de ensino: federal, particular e a distância.

Os diretores da Seccional, Flávia Santana e Renato Santana, participaram da mesa de abertura e das oficinas “O ME – sua atuação ativa nos espaços deliberativos das universidades e sua criminalização” e “A crise Contemporânea do Capital e seus rebatimentos no Serviço Social”. Os representantes ainda puseram em pauta o papel do assistente social que milita no CRESS-MG perante a sociedade.

De acordo com Guilherme, a presença da Seccional na construção do evento reascendeu o espírito de luta dos futuros assistentes sociais de Uberlândia e Uberaba. “Podemos afirmar que o CRESS-MG contribui para fortalecimento do Movimento Estudantil, aqui, uma região muito fragilizada pela distância e pela disputa partidária dentro do próprio Movimento Estudantil de Serviço Social (MESS)”, ressalta o universitário.

Deliberações do encontro

Um dos principais debates do evento foi a reintegração das universidades do Triângulo Mineiro ao ERESS 5ª Região – composto por Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo -, como forma de retomar a identidade e unidade do estado.

Ficou estabelecido, também, que a coordenação regional da 4ª Região será composta pelo conjunto das indicações estaduais feitas nos Encontros Locais de Serviço Social (ELESS) de cada estado e do Triângulo Mineiro.

• As representações estaduais serão compostas pelas indicações de cada escola presente no ELESS;
  • Sobre a quantidade de representantes, cabe a cada estado a autonomia para a sua definição, de acordo com sua própria realidade, sendo o número máximo de quatro integrantes por escola;

Finalmente, foi assegurado aos assistentes sociais, estudantes de outros cursos, entidades participantes e demais profissionais o direito à voz na participação do encontro.