Uberlândia recebe seu primeiro minicurso do Projeto Formação Continuada

Publicado em 21/05/2013

A Seccional Uberlândia promoveu, pela primeira vez, um minicurso do Projeto de Formação Continuada. O tema, “Instrumentalidade do Serviço Social”, foi abordado por Yolanda Guerra, assistente social, doutora em Serviço Social pela PUC-SP e professora da UFRJ.

O minicurso foi no dia 11 de maio, em Uberlândia, e reuniu cerca de trinta profissionais da cidade e região. De acordo com Renato Santana, membro da diretoria da Seccional, a realização desse Projeto na região, “representa uma aproximação do CRESS-MG com sua base, além de possibilitar aos profissionais a oportunidade de qualificação da sua prática profissional”.

Mesmo sem estar atuando como assistente social, Valdirene Beatriz, membro do Conselho Municipal da Educação de Uberlândia, resolveu participar do minicurso, pois acredita que a qualificação profissional deve ser constante. “Para mim, independente da área de atuação ou de estar empregado ou não, todo assistente social deve buscar sua formação continuada, como é proposto nessa atividade”, garante.

A dinâmica dos minicursos permite aproximação com os professores convidados, dando mais liberdade aos participantes de debater e esclarecer suas dúvidas, como afirma Valdirene. “A reflexão foi leve e a impressão que se tem é que, durante a aula, não se encontrava uma mestra, mas sim uma profissional do Serviço Social como todos presentes, discutindo e buscando soluções para as questões impostas à profissão”, comenta a participante, sobre a professora Yolanda Guerra.

A estreia do Projeto da região foi positiva, segundo Renato. “A realização deste minicurso foi excelente. Utilizamos um espaço adequado, acessível e apropriado, e fizemos uma boa divulgação. Por outro lado, houve uma expressiva participação, tanto em número, quanto em qualidade”, afirma. Ele ainda completa, dizendo que “com unanimidade, todas as inscritas gostaram do minicurso”.

Em breve!

No dia 22 de junho, será realizado, em Uberlândia, o minicurso “Avaliação das políticas e programas sociais: Teoria e prática”, com Ana Cristina Brito Arcoverde – Assistente Social, Mestre em Serviço Social pela UFPE, doutora em Sociologie pela Université Sorbonne Nouvelle (França) e professora de Serviço Social da UFPE.

A professora irá fazer uma discussão sobre avaliação de políticas, projetos e programas sociais, trazendo um conteúdo teórico-metodológico e a sua aplicação na discussão sobre cidadania e democracia. Além disso, Ana Cristina irá abordar as políticas de programas sociais como instrumentalização para as lutas e conquistas populares e para a ampliação dos direitos sociais.

Maio em outras cidades

No mês de maio, além de Belo Horizonte, que recebeu, no dia 18, o minicurso “Gestão Social e Serviço Social”, ministrado por Rodrigo de Souza Filho, doutor em Serviço Social pela UFRJ e professor da UFJF, Ubá também foi contemplada com a atividade.

O município, situado na Zona da Mata mineira, sediou o minicurso “O trabalho dos assistentes sociais nas empresas”, ministrado por Alexandra T. Eiras, assistente social, mestre em Ciência da Religião pela UFJF, doutora em Serviço Social pela UFRJ e professora da UFJF.

Na ocasião, Alexandra abordou a inserção do Serviço Social na empresa, fazendo uma análise das demandas e requisições postas ao Serviço Social nessa área, identificada na relação contraditória entre capital e trabalho.

Confira a programação completa dos minicursos em 2013 e inscreva-se!