Jornal Brasil de Fato lança sua edição tabloide em Minas Gerais

Publicado em 13/05/2013

O Brasil de Fato, edição Minas Gerais, chega com a proposta de colocar em pauta os temas relevantes e atuais no estado em um formato popular de tabloide, mantendo a linha editorial do jornal nacional, que completa 10 anos em 2013. Para esta primeira edição número zero, foram feitos 100 mil exemplares, que serão distribuídos gratuitamente em todo o estado.

Assim, Minas Gerais torna-se o segundo estado a ter uma edição tabloide gratuita do Brasil de Fato, após o Rio de Janeiro, que desde o dia 1 de maio também conta com uma edição estadual.

O lançamento político acontece nesta segunda-feira, 13 de maio, às 19h, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em BH. A participação é aberta ao público.

Lançamento

Sob forte emoção, a edição número zero do jornal Brasil de Fato edição tabloide Minas Gerais foi lançada, no dia 4 de maio, em Belo Horizonte. O lançamento aconteceu durante o Encontro Estadual de Formadores do Plebiscito Popular pela redução das tarifas de energia elétrica e do ICMS na conta de luz, que reuniu cerca de 700 pessoas vindas de mais de 100 cidades do estado. Assim, Minas Gerais torna-se o segundo estado a ter uma edição tabloide gratuita do Brasil de Fato, após o Rio de Janeiro, que desde o dia 1 de maio também conta com uma edição estadual (Clique na imagem para ampliá-la).

Durante a mística do encontro, a história do Brasil de Fato foi retomada, relembrando seu lançamento durante o Fórum Social Mundial, em 2003. Também foi citado o papel central de uma comunicação popular na luta dos movimentos sociais do campo e da cidade, destacando-se a importância de um veículo que unifique as pautas dos diversos movimentos em Minas Gerais, onde o governo estadual exerce grande controle sob a mídia comercial.

Joana Tavares, jornalista da edição mineira, explicou que o lançamento do Brasil de Fato nacional foi uma atitude de ousadia, ressaltando a dificuldade em se manter um jornal nacional de esquerda no país há 10 anos. Ela também classificou como ousada a iniciativa de  produzir uma versão estadual do jornal, encarando as incertezas financeiras, estruturais e a ingerência do governo estadual sobre a mídia comercial.

Beatriz Cerqueira, presidenta da CUT/MG e coordenadora do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sindi-UTE/MG) destacou a importância de o jornal representar a unidade, apresentar diversas pautas dos movimentos sociais e sindicais.

Joana enfatizou a importância do comprometimento das diversas entidades e movimentos presentes para que a iniciativa não se encerre na edição zero, mas que tenha continuidade com outras inúmeras edições. Além das falas de alguns integrantes de movimentos sociais e da leitura do editorial do jornal, durante a mística, também foi lida a poesia “Rondó da Liberdade”, de Carlos Marighella. O lançamento terminou animado ao som da música Coração Civil, de Milton Nascimento.

Editorial – Um Grito de Liberdade

Há muito tempo o povo mineiro sonha com um veículo de comunicação comprometido com uma visão popular de Minas, do Brasil e do Mundo. Um veículo de comunicação que esteja a serviço da transformação da realidade de desigualdade e exclusão. Que atenda aos ideais de democracia, pluralidade e diversidade na cobertura dos fatos.

Um jornal bonito, moderno e acessível a toda sociedade, mas principalmente à população trabalhadora, formadores de opinião e aos mais pobres.

Essa iniciativa requer ousadia e coragem. Ousadia porque queremos fazer um jornal de qualidade, com bons repórteres, bons artigos, que seja atraente e interessante ao conjunto da população. Coragem porque precisamos ter autonomia suficiente para não nos sujeitarmos à lógica de mercado, que tenderia a deturpar o projeto.

As condições foram criadas. E temos a alegria de, a partir de maio, colocar nas ruas, gratuitamente, o Brasil de Fato – Minas Gerais. Sem dúvida, um grito de liberdade.

A população mineira e aos seus mais belos sonhos dedicamos as edições desse jornal.

E convidamos a cada um e cada uma a se somar conosco para viabilização desse grande instrumento de transformação e compromisso com o povo.

Fonte: Jornal Brasil de Fato

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h