BH, Ubá e Uberlândia terão minicursos em maio. Inscreva-se!

Publicado em 30/04/2013

BH, Ubá e Uberlândia são as cidades que receberão minicursos neste mês de maio. Confira as datas e temas e inscreva-se, já!

Todos os minicursos acontecem das 8h às 18h, e a taxa de inscrição é de R$ 50.

Ubá

04/05 – O trabalho dos/as assistentes sociais nas empresas

Professora: Alexandra Eiras – Graduada em Serviço Social e mestre em Ciência da Religião, ambas pela UFJF, e é doutora em Serviço Social pela Escola de Serviço Social – UFRJ. Atualmente é professora adjunta da UFJF. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase nos fundamentos do Serviço Social: ética profissional, projeto ético-político, exercício profissional, destacando-se a dimensão técnico-operativa e particularmente o trabalho profissional com grupo.

Ementa: A inserção do Serviço Social na empresa: análise das demandas/requisições postas ao Serviço Social na empresa, identificada na relação contraditória entre capital e trabalho. Possibilidades de respostas profissionais alinhadas com o horizonte ético-político do projeto hegemônico no Serviço Social brasileiro desde os anos 1990. Elaboração de estratégias profissionais fundamentadas na perspectiva teórico-metodológica e crítico-dialética.

Uberlândia

11/05 – Instrumentalidade do Serviço Social

Professora: Yolanda Aparecida Demetrio Guerra – Assistente Social, doutora em Serviço Social pela PUC-SP e professora da UFRJ.

Ementa: A instrumentalidade do Serviço Social. Fundamentos na ontologia do ser social e no debate sobre o trabalho e sobre a práxis.  Articulações, nexos e contradições entre instrumentalidade e racionalidade, teoria e prática.

BH

18/05 – Gestão Social e Serviço Social

Professor: Rodrigo de Souza Filho – Assistente Social, doutor em Serviço Social pela UFRJ, professor adjunto da UFJF e tem experiência na área de Serviço Social e Gestão Pública.

Ementa: A gestão social e suas variantes, como gerência social, gerência de programas sociais e gestão de políticas sociais, problematizados na atualidade. Alteração do paradigma da administração pública do modelo burocrático-weberiano para o modelo gerencial.  A gestão social como instrumento de universalização e aprofundamento dos direitos sociais.

Inscreva-se!

Veja aqui a programação completa de minicursos!