Seccional Montes Claros prepara agenda dos Cursos Ética em Movimento

Publicado em 18/04/2013

Já começaram as atividades preparatórias para os Cursos Ética em Movimento, deste ano, em Minas Gerais. Desde fevereiro, a Seccional Montes Claros tem promovido reuniões, entre a diretoria, os multiplicadores e os membros das comissões temáticas, para construir a agenda das atividades que o Projeto realizará nos próximos meses. 

Leia, no final da matéria, mais sobre o Projeto Ética em Movimento.
 
Durante o primeiro encontro, realizado no dia 25 de fevereiro, foi apresentada a proposta para 2013, construída em conjunto pela Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), a Comissão de Trabalho e Formação Profissional (CTFP) e a própria diretoria da Seccional. 
 
Além disso, foram tratadas questões referentes ao processo de execução dos cursos e divisão das duplas de multiplicadores, agentes fundamentais do processo.
 
Trabalho conjunto
 
Agora em março, no dia 26, a CTFP promoveu uma reunião com os multiplicadores para discutir sobre a Política Nacional de Educação e Capacitação Permanente do Conjunto CFESS-CRESS. 
 
No encontro, foi definido que os cursos serão realizados entre os meses de junho e dezembro, nos municípios de Januária, Almenara, Janaúba e Araçuaí.  

Para a construção do Projeto Ética em Movimento no Norte de Minas, é preciso levar em conta as particularidades regionais e tentar alinhá-las com as propostas do Conjunto. Uma forma de fazer isso é trazer para dentro dos cursos, temas relacionados às campanhas promovidas pelo CFESS-CRESS, tais como a Sem Movimento Não Há Liberdade e Lei das 30H. 

Como ressalta Dimas Ribeiro, um dos multiplicadores do Projeto, todos os assuntos que hoje permeiam as discussões ético-políticas no cenário atual do Serviço Social no Brasil, devem ser levados para o momento da aula. “Além dos cadernos temáticos que oferecemos aos participantes, que são o norte das reflexões, devemos estar sempre atentos em trazer a tona questões atuais da profissão, em sua construção ética”, destaca.
 
O membro da CTFP, Claudemy Correia, acrescenta que, mais do que relacionar as temáticas do Conjunto aos conteúdo dos cursos, é preciso promover um ambiente propício ao crescimento profissional da categoria. “Os cursos devem ser um desencadeador de um saber e fazer ético-político que considere as singularidades do Serviço Social em nossa região e com as dificuldades peculiares de uma Seccional recém-instaladas”, diz.
 
Para uma das diretoras, Carla Pereira, os cursos são importantes instrumentos para a construção e qualificação de ações cotidianas no exercício da profissão, além de ser uma estratégia para fomentar a organização política e o fortalecimento do projeto ético-político profissional. “É preciso inserir a execução dessas atividades na agenda da Comissão de Trabalho e Formação Profissional, e a elaboração conjunta das mesmas, facilita reflexões com vistas a alcançar os objetivos da Política de Educação e Capacitação Permanente do Conjunto", pontúa. 
 
Projeto Ética em Movimento
 
 
O Projeto Ética em Movimento, aprovado em 1999, no 28º Encontro Nacional do Conjunto CFESS-CRESS, consiste na qualificação de assistentes sociais – multiplicadores -, que têm como função ministrar cursos em diferentes regiões de cada estado.
 
Os Cursos Ética em Movimento têm como objetivo oferecer subsídios para a apreensão crítica da natureza histórica e política de ética social e profissional e para contribuir na incorporação consciente e crítica dos fundamentos, valores e princípios do Código de Ética Profissional. Além disso, têm o intuito de ampliar o debate ético no âmbito da atividade profissional, política e social e dos direitos humanos, ultrapassando a sua dimensão meramente legal e formal.
 
Cada curso é dividido nos seguintes eixos temáticos:
 
  • Ética e Sociedade
  • Ética e Práxis Profissional
  • Ética e Direitos Humanos
  • Ética e Instrumentais Processuais
  • Observação: Todos/as participantes receberão um kit com os cadernos temáticos no primeiro dia de curso.
 
Público-alvo: Assistentes sociais devidamente registrados e em dia com suas obrigações pecuniárias junto ao CRESS-MG.
 
Em breve serão divulgadas mais informações sobre essas atividades.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h