Comunidade Dandara conquista mais uma vitória na Justiça

Publicado em 20/02/2013

Mais uma vitória para a Comunidade Dandara. Em mais uma tentativa de desalojar os mais de cinco mil moradores do local, a Construtora Modelo entrou com um recurso contra a liminar que revoga a reintegração de posse aos especuladores. O recurso foi julgado, hoje, 19 de fevereiro, no Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), em BH, e foi negado por unanimidade. 
 
A notícia foi dada em primeira mão às dezenas de moradores e simpatizantes que aguardavam na porta do TJMG, após uma caminhada de 25 km entre a Comunidade e o centro da capital. Houve muita comoção entre os “dandarenses”, que há meses viviam a angústia de poderem ser despejados a qualquer momento. 
 
Segundo Joviano Mayer, advogado da causa e membro das Brigadas Populares, a vitória de hoje deve ser comemorada, mas é preciso lembrar que a luta não acabou. “Ainda não ganhamos definitivamente a posse da terra, por isso precisamos nos manter unidos e organizados para enfrentar as batalhas que virão pela frente.”
 
Futuro bom
 
Desempregada, Edma Rocha, conseguiu, há um ano, um lote na Comunidade, e pretende se mudar ainda nesta semana. “Fiquei muito contente com a notícia! A comunidade é muito organizada e tem grande potencial de crescimento. Sei que uma ordem de despejo, hoje, deixaria muita, mas muita gente na rua.”
 
A expectativa é de que a Justiça reconheça o esforço legítimo que tem sido feito, ao longo desses quatro anos, pela regularização fundiária e pela garantia do Direito Humano à Cidade. A estrutura da Comunidade já está consolidada, e um despejo, nesse momento, seria um desastre social. 
 
Atualmente o terreno conta com um projeto urbanístico internacionalmente premiado que inclui igreja ecumênica, praças e uma creche em fase de construção. A Dandara também é modelo de abastecimento alimentar, que é feito por meio de duas grandes hortas comunitárias e centenas de hortas familiares. 
 
Esse é um dos fatores que incentivaram a mudança de Edma para o local. “Minha irmã vive lá e diz que quase não vai ao sacolão. Muitos moradores tiram seu sustento dessas plantações.” A futura “dandarense” conta que o convívio no local é pacífico e que há coordenadores para cada área, o que facilita a administração. “Todos procuram se ajudar. Minha irmã, por exemplo, dá aulas de inglês em um dos centros comunitários de lá. A Comunidade está crescendo, se desenvolvendo, e eu tenho orgulho de, agora, também fazer parte disso!”

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h