Exploração dos trabalhadores e teoria social são temas de cursos oferecidos pela Ufop

Publicado em 06/02/2013

O Instituto de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal de Ouro Preto (ICSA/Ufop) está com inscrições abertas para os cursos de extensão "Mineração e Exploração dos Trabalhadores na Região da Ufop" e “Relações sociais na ordem do capital – as categorias centrais da teoria social de Marx”.

O curso é gratuito e as aulas acontecerão sempre aos sábados, no ICSA. O endereço é Rua do Catete, 166 – Centro – Mariana.

Para se inscrever, basta enviar um e-mail para centro.difusao.comunismo@icsa.ufop.br.

Curso de Extensão: Mineração e Exploração dos Trabalhadores na Região da Ufop

Coordenação: Sindicato Metabase Inconfidentes e CDC/Ufop

Módulo I – 16 de fevereiro

O movimento sindical internacional e o Sindicato Metabase Inconfidentes. – Neste módulo o objetivo é analisar e discutir, em linhas gerais, a trajetória do movimento operário em nível internacional. Dentro desse quadro geral, será abordada a história do movimento sindical na mineração e a atuação específica do Metabase Inconfidentes.

Módulo II – 9 de março

A mineração e os impactos nas comunidades locais. –  Neste módulo o objetivo é analisar e debater os impactos socioambientais que sofrem as comunidades atingidas pela mineração em nossa região. Para uma aproximação mais concreta em relação aos problemas existentes, faremos um estudo de caso focalizado em duas comunidades: o Bairro do Pires, em Congonhas; e o Bairro Antônio Pereira, em Mariana. Serão discutidos também os prováveis impactos ambientais e sociais advindos da reativação da Mina Del Rey em Mariana.

Módulo III – 23 de março

Vale 70 anos: história, presente e perspectivas? – Neste módulo o objetivo é desvendar a realidade da maior mineradora do mundo – a Vale. Para tanto, será necessário conhecer a história da empresa, seus números, estrutura e os impactos sociais, ambientais e trabalhistas decorrentes de suas atividades em diversos países no mundo. Do mesmo modo, será abordada a disjuntiva estratégica: para quê e para quem dever servir a Vale? –  A crise econômica mundial e os impactos no setor mineral.

Módulo IV – 13 de abril

A crise econômica mundial e as lutas sociais. – Neste módulo o objetivo é realizar uma discussão acerca da presente crise econômica mundial e suas consequências no setor mineral. A guerra social na Europa, as rebeliões no mundo árabe e os impactos dessa nova realidade no Brasil serão abordados nesse módulo.

Curso de Extensão: Relações Sociais na Ordem do Capital

As relações sociais na cena contemporânea emanam de uma ordem societária precisa: o capital. Compreender os fatores determinantes que configuram estas relações sociais é tarefa fundamental para se pensar a transformação e superação desta sociedade.

Módulo I – 23 de fevereiro

O trabalho na constituição do ser social – O método da teoria social de Marx

Módulo II – 02 de março

A mercadoria: célula central das relações sociais – O fetichismo da mercadoria e a reificação das relações sociais