Minicurso sobre relação entre prática e teoria fecha mês de novembro no CRESS-MG

Publicado em 30/11/2012

Explicar o que difere e o que une os conceitos de prática e teoria foi o desafio proposto no minicurso "Mitos e dilemas na relação entre teoria, prática, instrumentos e técnicas no Serviço Social", realizado no dia 24 de novembro, na Sede (BH). A atividade, que integra o Projeto de Formação Continuada do CRESS-MG, foi ministrada por Cláudia Mônica dos Santos, doutora em Serviço Social pela UFRJ, professora da UFJF e presidente da ABEPSS.
 
Na prática a teoria é outra. Essa frase, frequentemente repetida na academia e no mercado de trabalho, é o primeiro mito a ser derrubado, de acordo com a professora. Ela também citou outras ideias equivocadas dessa relação, como acreditar que teoria se encaixa no exercício profissional, e que pode se transformar de imediato na prática. “A passagem da teoria à prática não é direta. É um processo que necessita conhecimento do real, de um plano ético e político, da definição dos fins, da escolha dos meios e de encaminhamento técnico-operativo.”
 
Durante o minicurso, Cláudia destacou, ainda, a confusão feita frequentemente pelos assistentes sociais de que prática social e profissional são sinônimos. “Prática social e prática profissional são diferentes. Esta é uma expressão daquela. A prática social é algo muito mais ampla, envolve toda a existência humana, toda a ação material, mas também ideal, afetiva etc." Segundo a professora, existe uma relação dialética entre essas duas categorias, sendo as práticas profissionais oriundas de determinadas práticas profissionais e vice-versa.
 
Além da aula expositiva, o minicurso contou com momentos de interação entre os participantes, onde eles puderam expressar o que entendem sobre prática, teoria, instrumentos e técnicas. Para Cláudia, desfazer esses mitos é necessário para que o assistente social desenvolva melhor seu trabalho. “Tendo clareza disso, o profissional passa a ter uma ação mais fundamentada, refletida, criativa, e deixa de usar os instrumentos de forma isolada e fragmentada.”
 
Ainda no mês de novembro, o Projeto realizou dois outros minicursos: “Reflexões sobre o trabalho social com as famílias”, no dia 3, ministrado por Solange Maria Teixeira, doutora em Políticas Públicas pela UFMA, pós-doutora em Serviço Social PUC-SP e professora da UFPI; e “Avaliação das políticas e programas sociais – teoria e prática”, no dia 17, ministrado por Ana Cristina Brito Arcoverde, mestre em Serviço Social pela UFPE, professora na mesma universidade e doutora em Sociologie pela Université de Paris III – La Sorbonne-Nouvelle.
 
Minicursos de Dezembro – Inscrições abertas!
 
Em Belo Horizonte, no dia 8 de dezembro, será realizado o minicurso “Serviço Social e Educação popular”, com Maria Lídia Souza Silveira, doutora em Ciências Sociais pela Unicamp e professora da UFRJ.
 
Já em Montes Claros, neste sábado, dia 1º de dezembro, Solange Maria Teixeira irá ministrar o minicurso “Reflexões sobre o trabalho social com as famílias” e, no dia 8, Yolanda Guerra irá ministrar o minicurso “Instrumentalidade do Serviço Social”.
 
Ainda há vagas para esses três minicursos, mas elas são limitadas. Não perca tempo e inscreva-se já! Para mais informações, clique aqui

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h