Conselho de Assistência Social de Contagem empossa novos conselheiros

Publicado em 22/10/2012

O Conselho Municipal de Assistência Social de Contagem (CMAS) realizou, no dia 16 de outubro, a cerimônia de posse dos conselheiros eleitos para o mandato 2012/2014. Na categoria “Organizações representativas dos trabalhadores do setor”, o CRESS-MG foi representado por Geralda Henrique de Souza Galvão, como titular, e Cláudia Ferreira de Paula, como suplente.

Representando o CRESS-MG na mesa de posse, a conselheira Maura Miranda, que por quase um ano cumpriu um mandato de vacância como suplente no CMAS, alertou os eleitos quanto à seriedade da função que eles exercerão a partir de agora. “Esse é um momento histórico de construção de política assistencial no município. Aqui vocês estão representando todos os cidadãos dessa cidade e suas demandas sociais.”

Maura também afirmou que são poucos os conselhos com uma representatividade popular tão grande como o CMAS. “Participar desse processo tem uma função social, mas também contribui muito para a formação de cada profissional eleito. Aprendi muito no pouco período que estive aqui e espero que vocês estejam abertos para receber todo esse conhecimento que o mandato tem a lhes oferecer.”

A mesa de posse foi composta, ainda, pela prefeita de Contagem, Marília Campos, pelo secretário municipal de Desenvolvimento Social, Maurício Rangel e pela presidenta da CMAS, Gláucia Coelho.

Compromisso

O profissional de Serviço Social é um dos mais aptos a identificar a eficiência das políticas públicas ofertadas aos cidadãos. Para a eleita Geralda, que trabalha no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) do bairro Petrolândia, a profissão faz toda a diferença para assumir o cargo de conselheira no CMAS. “Nós, assistentes sociais, que trabalhamos na ponta, vemos os resultados da implantação ou da falta de políticas públicas na sociedade. Estando no Conselho, podemos fiscalizar a implementação dessas políticas de forma a garantir o acesso de todos a elas, contribuindo para a construção de uma política mais igualitária, equânime e justa.”

A mudança de governo no início do próximo ano é um alerta para que os novos conselheiros possam potencializar os avanços já conquistados. Eleita como suplente, Cláudia, que trabalha no CRAS do bairro Petrolândia, sabe bem disso. “Estamos sendo empossados justamente no período de transição de governo, por isso, precisamos estar atentos para garantir que não haja retrocessos nas políticas de assistência social no município.” Além disso, vale ressaltar que os conselhos são o principal canal de participação popular encontrado nas três instâncias de governo (federal, estadual e municipal).

Os mandatos dos conselheiros compreenderão o período de 16 de outubro de 2012 a 15 de outubro de 2014, admitindo-se uma única recondução subsequente.

Demais empossados

Os CMAS são espaços públicos de composição plural e paritária entre governo e sociedade civil, de natureza deliberativa e consultiva. A principal função desses conselhos é formular e controlar a execução das políticas públicas de Assistência Social.

Na categoria “Organizações representativas dos trabalhadores do setor” foram empossados, também, Marcos Antônio Dias, representando o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG), Ronaldo Rogério Maciel, como titular, e Cíntia Maria Fernandes, como suplente, representando o Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Contagem (Sindiscon). A categoria “Representante de entidade prestadora de serviço socioassistencial” empossou seis representantes e na categoria “Representantes de usuários da assistência social” foram empossados oito representantes.

A eleição aconteceu no dia 4 de julho. Confira aqui como foi o processo.