Questão Social em pauta no Projeto Formação Continuada

Publicado em 17/10/2012

O minicurso “O Serviço Social e a Questão Social”, parte do Projeto de Formação Continuada do CRESS-MG, aconteceu no sábado, dia 5 de outubro, na Sede (BH), e foi ministrado por Josiane Soares Santos. Doutora em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e professora adjunta da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Josiane também é a autora do livro “Questão social – particularidades no Brasil”, da Cortez Editora, lançado neste ano.

Na primeira parte do encontro, ela explicou que o Serviço Social brasileiro trouxe um novo significado para o conceito de questão social, a partir da compreensão de suas bases determinadas pela relação entre capital e trabalho no capitalismo. “A discussão tem por fundamento a lei geral da acumulação e o conjunto de expressões da exploração do trabalho pelo capital nesse contexto, incluindo as lutas sociais.”

Josiane também abordou a polêmica em torno da chamada “nova” questão social. De acordo com a professora, esse conceito não existe, pois o capitalismo tem atualizado as expressões da questão social, mas seu modo de produzi-la e reproduzi-la continua sendo exatamente o mesmo. “É importante compreender esse debate para se fazer uma análise mais consequente das demandas colocadas ao trabalho profissional na atualidade. Só assim o assistente social tem condições de pautar uma intervenção mais próxima da dinâmica real das demandas com as quais lida cotidianamente.”

O segundo momento do minicurso foi reservado para tratar da necessidade de particularização da questão social nas formações sociais concretas. Para isso, foi exibido o documentário “Tabuleiro de cana, xadrez de cativeiro” (2006) que mostra a realidade de milhares de pessoas tratadas como escravas em lavouras de cana pelo país. O vídeo, produzido pela Comissão Pastoral da Terra de Alagoas (CPT/AL), está disponível na internet e pode ser visto clicando aqui.

Saiba mais: Livro Questão Social

O livro "Questão social – particularidades no Brasil”, da Cortez Editora e de autoria de Josiane Soares Santos, mergulha nos fundamentos referentes à crítica da economia política, tratando a questão social como parte da dinâmica capitalista e das lutas sociais contra a exploração do trabalho.

Segundo a autora, o livro ultrapassa o debate conceitual sobre o tema, recuperando os traços essenciais da formação social brasileira e das relações entre capital e trabalho nesse contexto. “Eu defendo a ideia de que esses traços informam particularidades da questão social em nosso país, essenciais para construir um debate coerente sobre esse assunto, mas que nem sempre são levados em conta.”

O livro está à venda na Sede (BH) por R$ 32. Para adquiri-lo, o interessado deve realizar o pedido pelo telefone (31) 3226-2083 ou pelo e-mail recepcao@cress-mg.org.br.

Após o recebimento, por e-mail, da confirmação de disponibilidade do livro, é necessário depositar o valor estabelecido e enviar o comprovante de depósito por fax ou e-mail, indicando o nome do destinatário, o seu documento de identidade, CPF e endereço completo.

O prazo de entrega do Sedex a Cobrar é de até 7 dias para o interior de Minas Gerais, com valor a ser definido pelos Correios (sendo pago na retirada dos produtos).