Projeto Formação Continuada promove minicurso sobre Gestão Social

Publicado em 24/09/2012

No último sábado, dia 22 de setembro, o Projeto Formação Continuada promoveu, na Sede (BH), o minicurso “Gestão Social e Serviço Social”, ministrado por Rodrigo de Souza Filho, doutor em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente Rodrigo é professor adjunto da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJZ) e tem experiência na área de Serviço Sociale Gestão Pública.
 
Durante o encontro, ele explicou que para refletir sobre gestão social é preciso, antes, entender o que é gestão pública de políticas sociais. “Na medida em que nós, assistentes sociais, temos um compromisso profissional com a expansão de direitos, devemos pensar a gestão pública estatal com uma perspectiva universalista.”
 
Compreender essa lógica é essencial para os profissionais de Serviço Social que têm assumido, cada vez mais, funções de gestão nas diferentes áreas das políticas públicas. “É preciso entender o que significa gestão e suas determinações na sociedade atual, pois dessa forma, o assistente social tem mais capacidade para realizar uma intervenção crítica e qualificada, além de poder definir melhor suas estratégias de intervenção”, acrescenta Rodrigo.
 
O minicurso foi dividido em três momentos: o primeiro abordou de forma teórica o que significa gestão pública; no segundo, Rodrigo contextualizou o surgimento da gestão pública no Brasil, principalmente a partir da década de 1930. O intuito foi demonstrar quais são os traços históricos que influenciam na dinâmica da atual administração pública brasileira e compreender o que isso significa no quadro da contrarreforma administrativa e do Estado.
 
Durante o terceiro e último momento, o professor propôs, junto aos presentes, pensar em estratégias de intervenção dos gestores para contribuir na expansão de direitos, levando-se em conta que o cenário atual é adverso a esse movimento de universalização.
 
O Projeto 
 
O Projeto Formação Continuada está realizando, nesta primeira edição, onze minicursos com o intuito de promover espaços de reflexão e aprofundamento acerca da intervenção na realidade, considerando os elementos que permeiam a dinâmica contraditória da totalidade social que se articula com as particularidades do fazer profissional. 
 
Segundo Rodrigo, é admirável a preocupação do CRESS-MG em garantir atividades que propiciem a constante formação da categoria. “Iniciativas como essa permitem que o profissional se mantenha atualizado com as demandas que estão em constante mudança. Por meio desses minicursos, os participantes podem qualificar sua intervenção, atuando de forma mais crítica e competente.”
 
A iniciativa já estava sendo esboçada desde o início da Gestão Compromisso e Luta (2011/2014), a partir de demandas da categoria que eram observadas pela fiscalização do CRESS-MG. A concretização do Projeto cumpre, também, com a Política Nacional de Educação e Capacitação Permanente do Conjunto CFESS/CRESS. Ainda assim, a formatação do Projeto em Minas Gerais tem suas particularidades, como explica o presidente do Conselho, Leonardo David. “Penso que foi assertivo realizar esses minicursos no formato em que estão hoje, pelo fato de acontecerem aos sábados, facilitando a participação da categoria.”
 
Com o sucesso das inscrições, Leonardo conta que o número de temáticas ofertadas nos minicursos deverá dobrar em 2013. “Não tenho dúvida de que queremos contribuir com a direção crítica da profissão, mas, além disso, sabemos que uma profissão forte também fortalece a classe trabalhadora.”
 
Para saber mais sobre o Projeto e conferir quais minicursos estão com lista de espera, clique aqui.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3527-7676 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h