Interação marca Cursos de Atualização Ética em Movimento em BH

Publicado em 18/09/2012

Duas edições do Curso de Atualização Ética em Movimento foram realizadas na Sede (BH): a primeira nos dias 23, 24 e 25 de agosto; e a segunda nos dias 12, 13 e 14 de setembro. As atividades foram ministradas pelos multiplicadores Renato Fontes, Sther Cunha e Dimas Sales, que por meio de dinâmicas e muita interação com os alunos, abordaram teorias relativas ao Serviço Social e mostraram que conhecimento é algo que não é apenas transmitido e, sim, construído coletivamente.
 
Conteúdo das aulas
 
Os módulos "Ética e sociedade" e "Ética e práxis profissional", ministrados por Renato, possibilitaram aos participantes uma leitura crítica sobre os processos constituintes da moral e da ética da atual sociedade, que interferiram e interferem cotidianamente na prática profissional. Além disso, também foram discutidos os desafios e potenciais da intervenção do assistente social, os limites da reprodução do poder, o conservadorismo no cotidiano profissional e a necessidade da construção de uma nova moral.
 
Segundo o multiplicador Dimas, esses dois módulos oferecem ferramentas para que o assistente social possa repensar suas ações profissionais. “Acredito que nesse primeiro momento do Curso, o assistente social pode perceber a ética e sua generalidade para, em seguida, poder refletir e buscar um agir cada vez mais ético na profissão.”
 
Para Renato, o Curso é um momento especial para relembrar alguns conceitos, refletir sobre a prática, socializar trajetórias profissionais e conhecimentos acumulados com os colegas. “Trata-se de uma experiência ímpar poder compartilhar tanto conhecimento, vivência, olhares diversos e tão complementares”, afirma o multiplicador.
 
Já Sther foi responsável pelos módulos “Ética e direitos humanos” e “Ética e instrumentos processuais” que abordam a ética para além da normatização contida no Código de Ética dos Assistentes Sociais, percebendo-a no contexto social, político e dos direitos humanos. “Essa visão ampliada permite que o assistente social tenha um pensar mais reflexivo e, sobretudo, mais crítico dentro dos heterogêneos e complexos espaços de atuação profissional”, afirma ela.
 
Interação 
 

Durante os três dias do Curso, nas duas edições, as atividades desenvolvidas foram muito dinâmicas e houve bastante interação entre os multiplicadores e os profissionais presentes, como afirma Renato. “Acredito que todos nós aprendemos uns com os outros, através do relato de experiências do nosso cotidiano profissional e do nosso posicionamento em defesa do projeto ético-político.”
 
Para Sther, a atuação como multiplicadora nesse Curso foi desafiadora devido à responsabilidade de discutir a ética de uma forma mais qualificada, levando em conta suas possibilidades, desafios e polêmicas. Ela diz ainda que a experiência foi gratificante. “À medida que os participantes se envolveram com a dinâmica proposta, pude notar que eles estavam refletindo, repensando o cotidiano profissional, a sua relação com o usuário, com a instituição etc. Em síntese, eles buscaram colocar de fato a ética em movimento”, completa.
 
A assistente social do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) da cidade de Lavras, Tássia Muquem, diz que a capacitação é de extrema importância para a categoria, pois é um espaço em que é possível refletir sobre os conflitos éticos e as novas possibilidades de atuação. “Todos nós lidamos com questões complexas que permeiam o cotidiano profissional, mas, por conta da correria do dia a dia, não nos sobra tempo para reflexão. Isso, muitas vezes, acarreta uma atuação aquém do que gostaríamos ou do que seria de direito de quem está sendo atendido” finaliza.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h