CRESS-MG se reúne com Governo do Estado para negociar implantação da Lei das 30 Horas

Publicado em 13/06/2012

Mais um passo importante para a implantação da Lei das 30 Horas no Estado de Minas Gerais. Em reunião com o presidente do Conselho, Leonardo David, a secretária de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), Renata Vilhena, firmou o compromisso de que, a partir de agora, todos os concursos públicos estaduais para o cargo de assistente social serão realizados com a carga horária de 30 horas semanais.

Considerando que essa é uma Lei Federal, Leonardo David, acredita que as decisões tomadas no encontro demonstram um avanço na implementação da Lei Federal 12.317/2010 em Minas Gerais. “O Estado, neste momento, faz uma reconsideração sobre seu posicionamento inicial em relação às 30 horas. Percebemos que houve uma sensibilização a nossa causa e isso é um grande progresso.”

Atualmente, apenas a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) iniciou os processos de adequação à Lei. A secretária ressalta que a implantação se deve, em grande parte, à audiência pública realizada na Assembléia Legislativa ano passado, com diversas entidades públicas e privadas, como parte da campanha de luta pelas 30 horas. Clique aqui para relembrar o evento.

Uma das dificuldades apresentadas pelo Governo para a implantação da Lei Federal é que o Estado conta com um modelo de carreira único, que engloba diversas profissões com uma tabela fixa de salários. A subsecretária de Gestão de Pessoas da Seplag, Fernanda Neves, também estava presente e explicou que, em 2004, houve um grande debate que reduziu as carreiras do Estado de cerca de 800 para pouco mais de 100. “Precisamos ter cautela para voltar a setorializar essas carreiras, como a do/a assistente social. Mas isso não é impossível. Vamos nos adequando de acordo com cada momento”, explica Renata.

Mais avanços

A secretária Renata Vilhena também se comprometeu a encaminhar uma orientação formal às empresas públicas, ou seja, aquelas administradas pelo governo estadual, para que elas implantem a Lei das 30 Horas. Em relação à adequação dessa carga horária nos demais órgãos do Estado, o presidente do CRESS-MG responsabilizou-se de enviar um ofício à Seplag solicitando que a orientação de adequação da lei seja enviada também a esses setores.

A Secretaria de Estado se comprometeu a realizar concurso público para a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) nos próximos meses, uma demanda apresentada pelo deputado estadual e assistente social, André Quintão, que foi responsável pelo agendamento da reunião com a Secretaria.

Leonardo estava acompanhado da assessora jurídica do CRESS-MG, Michelle Pereira, e da conselheira, Darklane Rodrigues.

Confira, no Blog das 30 Horas, outras informações sobre a implantação da Lei no Estado de Minas Gerais.