GTP Saúde do CRESS-MG atua em Uberlândia

Publicado em 20/04/2012

No dia 13/05, aconteceu na seccional de Uberlândia, uma reunião do GTP Saúde do CRESS-MG, que foi representado pelo conselheiro Cristiano Costa de Carvalho. Participaram do evento as professoras do Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM), Dra. Rosane Aparecida de Sousa Martins e Dra. Marta Regina Farinelli; Cláudia Regina Nogueira Souza, representante da Secretaria Municipal da Saúde de Uberlândia; Zélia Barboza, representante da Secretaria Municipal da Saúde de Uberaba; a agente fiscal Maria Ângela Vieira; os diretores da Seccional Uberlândia, Vanda Aparecida Franco Macedo, Renato Mateus de Santana; e assistentes sociais convidados. Todos foram convocados a pensar estratégias e ações sobre o plano do GTP Saúde do CRESS-MG, com destaque para as principais dimensões de ação: luta contra a precarização da formação e do exercício profissional na saúde; educação permanente – Serviço Social e saúde; defesa da universalização da seguridade social e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na discussão, os participantes destacaram a importância da construção de estratégias para a intensificação de ações que fortaleçam tanto a formação de recursos profissionais no âmbito da graduação e dos programas de residência multiprofissional, com inserção de assistentes sociais na Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal do Triangulo Mineiro (UFTM), quanto da formação continuada dos assistentes sociais para atuação nas políticas de saúde. Foi destacada a necessidade de parcerias entre o CRESS-MG, unidades de formação profissional e gestores da política saúde dos municípios que integram a região.

Tendo em vista a prioridade do GTP Saúde do CRESS-MG em criar dispositivos capazes de fortalecer a identidade do assistente social enquanto trabalhador da seguridade social e da saúde, bem como de qualificar o significado  e as condições de pensar a intervenção profissional diante da necessidade de radicalização de nosso projeto ético-político, foi discutido a criação de parceria para concretização do “Fórum de Serviço Social e Saúde” na região. Para isso foi indicado o Curso de Serviço Social da UFMT representado inicialmente pelas professoras Dra. Rosane Aparecida de Sousa Martins e Dra. Marta Regina Farinelli para compor junto com o GTP Saúde do CRESS o núcleo gestor responsável pela metodologia e criação do fórum.

Também foi mencionado o pioneirismo e ações inovadoras do Curso de Serviço Social da UFTM na região ao promover extensão universitária na saúde como os projetos: “Humanização da UTI – Neonatal e Pediátrica”; “PET – Saúde”; “PET Serviço Social”; “PET Saúde Mental”; “Educação e Direitos Humanos”; “Universidade Aberta à Terceira Idade – UATI”; “Saúde e Desenvolvimento de Adolescente em Risco”; “Saúde e Educação: Promoção e prevenção em saúde – cuidado do diabetes melitus”; “Cuidando do Cuidador: Atenção aos acompanhantes dos idosos hospitalizados na clínica médica do Hospital das Clínicas da UFTM”; entre outros, além do  desenvolvimento de atividades de pesquisa e do Programa de Residência Integrada Multiprofissional em Saúde.

A assistente social Zélia Barboza destacou os avanços da inserção do assistente social nas políticas de saúde da mulher (obstétrica e neonatal) e como esta inserção vem apresentando expressiva redução da mortalidade materna e perinatal. Nesse contexto, ressalta a especificidade de pensar a atenção à saúde da mulher e a interface com o Serviço Social, bom como a importância de integrar a gestão da política com a Universidade, pois essa articulação entre os diversos sujeitos deve ser entendida como uma questão de extrema relevância para o Serviço Social e na produção do conhecimento sobre este campo.

A assistente social Cláudia Regina Nogueira Souza apresentou a organização do Serviço Social no órgão: a metodologia, a gestão do trabalho e o plano diretor da coordenação técnica do Serviço Social construída de forma coletiva pelos assistentes sociais dos diversos serviços (Estratégia Saúde da Família, UAI, Saúde do Idoso, Programa de Saúde Bucal, Programa de Hipertensão e Diabetes, Programa de Controle da Hanseníase, Programa de Tuberculose, Saúde Mental, DST/AIDS, Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – CEREST, Programa de Atenção à Fissura Lábio-Palatina, Programa Mãe Uberlândia, Humanização/Acolhimento, entre outros) em equipes multiprofissionais nas regiões Norte, Sul, Leste, Oeste, Central e rural. Atualmente a Secretaria dispõe de mais de 170 assistentes sociais. Cláudia destacou as atividades de supervisão técnica com  coordenação do Programa de Ações em Serviço Social, em que os assistentes sociais vêm assumindo os processos de gestão relativa à constituição da rede socioassistencial do município.

A reunião possibilitou conhecer o percurso e acúmulos teóricos, reflexões e experiências expressas em um conjunto de projetos e práticas profissionais na área da saúde desenvolvida na região, e ao mesmo tempo articular os diversos sujeitos para promoção de espaço de articulação de assistentes sociais, docentes, tutores, preceptores e residentes. O contato e o estabelecimento de estratégias e parcerias foram os aspectos marcantes dessa reunião que se desdobrará em ações de criação de espaços para potencialização de sujeitos capazes de somar forças para defesa do nosso projeto ético-político e do Sistema Único de Saúde.

Veja abaixo uma foto do encontro!