Dia Mundial do Serviço Social

Publicado em 20/03/2012

"Comprometemo-nos plenamente e com caráter de urgência com as pessoas de forma a que tenham poder sobre as suas próprias vidas e para resolver as causas profundas da opressão e desigualdades, trabalhando todos/as, em conjunto, para criar um mundo socialmente mais justo e equitativo, que tenhamos orgulho em deixar às gerações futuras".

Esta é a chamada da Federação Nacional de Trabalhadores Sociais (FITS) no Dia Mundial do Serviço Social, celebrado sempre na terceira terça-feira de março. "É a oportunidade anual para todas as organizações de Serviço Social darem visibilidade ao papel significativo do Trabalho Social e dos/as trabalhadores/as em todo mundo", diz o site da FITS. Ainda de acordo com a Federação, assistentes sociais de todo o mundo são pautados pelos princípios da justiça social e direitos humanos.

Em um vídeo gravado especialmente para a data, o presidente da Federação, Gary Bailey, homenageia todos/as os/as assistentes sociais do mundo, convidando/as a participarem do debate sobre os rumos da profissão e se juntarem aos compromissos firmados na Agenda Global proposta pelas entidades internacionais. "A atual situação do mundo requer unidade e engajamento em nossas ações, para uma mudança significativa em defesa da justiça social e para a implementação universal dos direitos humanos", afirma Bailey.

O presidente da FITS cita Paulo Freire, afirmando que o papel do/a assistente social não é só refletir e agir com as pessoas, mas tornar-se consciente junto com elas sobre a realidade.

Ainda no vídeo, Bailey destaca que até o dia 26 de março, Dia do Serviço Social da Organização das Nações Unidas (ONU), atividades em todo mundo devem ser realizadas para a "promoção do trabalho do/a assistente social".  Neste dia será entregue à ONU o documento "Agenda Global de Serviço Social e Desenvolvimento Social – compromissos para a ação", elaborado em pela FITS em conjunto com a Associação Internacional de Escolas de Trabalho Social (AIETS) e Conselho Internacional de Bem Estar Social (ICSW). Um de seus compromissos é a promoção da igualdade social e econômica, central para o enfrentamento das expressões particulares da "questão social" no capitalismo contemporâneo e para projeto ético-político profissional dos/as assistentes sociais brasileiros/as. "Nosso foco principal é nos prepararmos para o pós-2015 da agenda de desenvolvimento, que inclui, por exemplo, a iniciativa piso de proteção social, trabalho decente e normas internacionais do trabalho", completa o presidente da FITS.

Veja a mensagem de Gary Bailey

"A data do dia mundial do Serviço Social coincide, este ano, com um momento importante para o Brasil. Isso porque acabamos de realizar um Workshop com a participação da FITS, da AIETS, da Associação Latino-americana de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ALAIETS) e de várias organizações de trabalhadores/as sociais da América Latina, que expressou um esforço coletivo de construção de uma definição mundial de Serviço Social que respeite e contemple as particularidades regionais. Essa iniciativa pautou-se na perspectiva de defesa dos princípios ético-políticos da liberdade, democracia, direitos humanos e no combate a desigualdade, defendidos pelo projeto profissional do Serviço Social brasileiro" afirmou a presidente do CFESS, Sâmya Ramos.

Um pouco mais da agenda global

A Agenda Global para o Trabalho Social e Desenvolvimento Social traz uma série de compromissos firmados na luta comum por um mundo justo e igualitário.

"Dedicamo-nos inteiramente e com urgência para trabalhar em conjunto com as pessoas que utilizam os serviços e com outros que compartilham nossos objetivos e aspirações, para criar um mundo socialmente justo, que teremos orgulho de deixar às gerações futuras", diz trecho do documento.

Entre as prioridades elencadas na Agenda para 2012-2016, estão: promoção de igualdades sociais e econômicas; promoção da dignidade e valor dos povos; promoção da sustentabilidade ambiental; e fortalecimento do reconhecimento da importância das relações humanas.

Segundo a FITS, será estabelecido um plano de implementação das ações, com base em medidas de acompanhamento e revisão. E tudo será divulgado por meio de relatórios da Federação.

Leia a Agenda Global (em inglês) ou português

Conferência mundial em Estocolmo

O presidente da FITS, Gary Bailey, também convocou os/as assistentes sociais de todo mundo a participarem da Conferência
Mundial de Serviço Social. Entre os pontos a serem debatidos está a definição, em nível internacional, da profissão.

No Workshop realizado pelo CFESS em parceria com o CRESS-RJ, este mês, no Rio de Janeiro, chegou-se a uma proposta unificada da América Latina e Caribe. O texto é mais crítico e sintonizado com o projeto ético-político profissional brasileiro, bem diferente do que vem sendo proposto pela FITS. "Construímos uma definição de Serviço Social que expressa o patrimônio teórico-metodológico e ético-político que herdamos, projetando a profissão para o futuro e para além de nossas fronteiras", afirma a conselheira do CFESS Esther Lemos. A expectativa agora é que se chegue a uma definição mundial de Serviço Social que contemple as particularidades das várias regiões do mundo.

Participe da Conferência Mundial de Serviço Social

Para relembrar

Proposta de definição mundial aprovada no Workshop, que será levada à FITS em 2012

Workshop celebra conquistas para o Serviço Social