Encontro estadual debate o fortalecimento e a atuação dos Núcleos de Assistentes Sociais (NAS)

Publicado em 09/03/2012

O 7º Encontro Estadual de Núcleos de Assistentes Sociais (NAS) aconteceu nos dias 2 e 3 de março, em Belo Horizonte. Na ocasião, representantes de todo o estado se reuniram para debater os desafios, avanços e potencialidades para o fortalecimento dos Núcleos. Durante o evento, com a participação ativa dos NAS e da Comissão de Apoio a Grupos Organizados (Comago), foi construída a missão e os objetivos dos NAS.

A coordenadora da Comago e conselheira do CRESS-MG, Darklane Rodrigues, diz que o evento cumpre uma das proposta da Gestão Compromisso e Luta, no que se refere ao fortalecimento dos espaços de capilaridade do Conselho. “O encontro contribui para a construção de uma metodologia de acompanhamento que visa fortalecer os NAS”. Ela ressalta, ainda, que a intenção da atual gestão é mobilizar o Conselho para além da função precípua de fiscalização, como ação educativa e política. “Queremos nos aproximar cada vez mais da categoria e, para isso, os Núcleos têm um papel fundamental”.

Durante a mesa de abertura, o representante do NAS de Divinópolis, Maicom de Paula, comentou que a má formação acadêmica influencia diretamente o desinteresse dos profissionais pelas atividades da categoria. “O que importa para esses/as assistentes sociais é o capital. Assim, eles/as acabam esquecendo qual é realmente é a missão da nossa profissão”. Para ele, a criação do Núcleo em seu município contribue para o fortalecimento organizativo e político dos assistentes sociais da região. “As reuniões e debates que temos promovido são importantes, pois ajudam a organizar e fortalecer a categoria, na nossa região”.

No primeiro dia, a mestra em Economia e doutoranda em Estudos Latino-americanos, Roberta Traspadini, falou sobre "A importância dos movimentos sociais: tendências e desafios para organização coletiva”. Para a palestrante, o capitalismo alterou as relações humanas e sedimentou posicionamentos individualistas, com vistas à dificultar qualquer possibilidade de construção coletiva. Essa sociedade virou sinônimo de divisão, e os capitalistas só passam a se interessar pelos povos e territórios excluídos quando eles podem dar lucro. Roberta afirma que “a capilaridade dos NAS e a presença de movimentos sociais nesses territórios são fundamentais para a construção de uma força de combate ao capitalismo, que sempre se aproximará dos povos de maneira oportunista".

No segundo dia, pela manhã, foi promovida uma atividade com grupos divididos entre sede e seccionais, com o objetivo de afinar as concepções que permeiam a organização dos NAS. Mais tarde, esses quatro grupos se reuniram novamente com o intuito de construir a metodologia de acompanhamento desses Núcleos, construir sugestões e encaminhamentos para a organização de fluxos entre os NAS e o CRESS-MG, e propor ações para 2012. Além disso, foi debatida a resolução de vinculação dos Núcleos. Houve uma plenária para apreciação das propostas e deliberação coletiva e, por fim, a Comago realizou a construção de acordos.

No evento, o presidente do CRESS-MG, Leonardo David, ressaltou a importância de expandir o olhar em relação à profissão. “Mais do que ter base instalada para nos organizarmos, é necessário saber como criamos um ambiente profissional, coletivo, em que podemos incorporar essas lutas e fazer essa discussão permanente, tanto para qualificar o exercício profissional, quanto para nos qualificar enquanto sujeitos coletivos”.

Veja algumas fotos do evento clicando aqui.