2º Encontro do GT Serviço Social na Educação

Publicado em 23/02/2012

O Grupo de Trabalho Serviço Social na Educação realizou o seu segundo encontro, no dia 14 de fevereiro, na sede do CRESS-MG. A reunião teve a participação da professora da Universidade Estadual de São Paulo (UNESP), Eliana Bolorino, que abordou a conjuntura atual do Serviço Social na educação, no âmbito da realidade brasileira.

A professora, autora da tese de Doutorado em Serviço Social, "Educação e Serviço Social: elo para a construção da Cidadania” (2010) e de tantos outros artigos e trabalhos relacionados à educação, abriu a reunião dizendo que o espaço aberto pelo CRESS-MG, é importante para fortalecer o debate sobre uma política de atuação na área educacional, equilibrada com os conhecimentos do Serviço Social. “Se a educação é um direito social, a categoria precisa estar presente nesse  espaço para garanti-la.”

Inicialmente, este GT foi criado com o objetivo de produzir um material que será apresentado durante o Seminário Nacional de Serviço Social na Educação, previsto para acontecer em junho, em Maceió (AL). Entretanto, conselheira do CRESS-MG e coordenadora do GT, Janaína Andrade, conta que as perspectivas não devem se limitar a esse evento. “Esperamos poder construir, em um futuro próximo, um fórum mineiro permanente sobre este tema.”

Participantes

Entre os presentes no encontro, estava o coordenador da Coordenadoria de Educação Continuada, Alfabetização de Adultos, Diversidade e Inclusão da Prefeitura de Contagem (Cecadi), Leonardo Koury. Ele acredita que para interferir nos avanços e desafios da política de educação, o assistente social precisa primeiro, entender o que é educação. “A educação vai além da escola. A instituição de ensino é parte e não o todo, pois a educação é para a vida, e se constrói no fazer profissional, na possibilidade de perceber que todas e todos educam entre si, mediados pelo mundo, como dizia Paulo Freire.”

A analista de políticas públicas da Secretaria Municipal Adjunta de Assistência Social (SMAAS/PBH), Dayse Araújo, diz que os encontros do GT são fundamentais para a consolidação desse espaço sócio-ocupacional. “A nossa atuação nesse campo deve acontecer por meio de ações interdisciplinares de orientação e informação, incentivando intervenções participativas e contribuindo para o aprimoramento da prática educativa e da construção de novos sujeitos sociais.”

Na ocasião, Janaína apresentou aos participantes, o Plano de Trabalhos 2012/2014, além do blog produzido especialmente para o GT Serviço Social na Educação. No espaço, o grupo poderá atualizar a categoria sobre o que será realizado daqui para frente, e divulgar trabalhos e artigos sobre a temática. Animados, os participantes agendaram o próximo encontro para o sábado, 3 de março, às 9h, na sede do CRESS-MG. Janaína conclui a reunião, dizendo que em breve, a discussão será levada também às Seccionais Juiz de Fora, Montes Claros e Uberlândia.

Para acessar o blog, clique aqui.

Conheça mais sobre o CRESS-MG

Informações adicionais
Informações adicionais
Informações adicionais

SEDE: (31) 3226-2083 | cress@cress-mg.org.br

Rua Guajajaras, 410 - 11º andar. Centro. Belo Horizonte - MG. CEP 30180-912

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL JUIZ DE FORA: (32) 3217-9186 | seccionaljuizdefora@cress-mg.org.br

Av. Barão do Rio Branco, 2595 - sala 1103/1104. Juiz de Fora - MG. CEP 36010-907

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL MONTES CLAROS: (38) 3221-9358 | seccionalmontesclaros@cress-mg.org.br

Av. Coronel Prates, 376 - sala 301. Centro. Montes Claros - MG. CEP 39400-104

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h


SECCIONAL UBERLÂNDIA: (34) 3236-3024 | seccionaluberlandia@cress-mg.org.br

Av. Afonso Pena, 547 - sala 101. Uberlândia - MG. CEP 38400-128

Funcionamento: segunda a sexta, das 13h às 19h