Toma posse a diretoria eleita da Seccional Montes Claros
Publicado em 20/12/2011
Aconteceu, na última quinta-feira, 15, a cerimônia de posse da diretoria eleita da Seccional Montes Claros, a Gestão Nas Trilhas do Sertão de Minas: Compromisso Luta e Resistência (2011-2014). O evento marcou uma nova etapa para centenas de assistentes sociais que vivem nas 144 cidades de abrangência da nova seccional.
Inaugurada em 8 de abril de 2011, a seccional funcionou por 220 dias sob a administração de uma diretoria provisória, cujo objetivo era organizar o processo eleitoral.
Na cerimônia, Denise Veloso, integrante da diretoria provisória, comentou sobre a responsabilidade que ela e outras assistentes sociais tiveram em conduzir o processo eleitoral ao longo do sertão mineiro. “Nesse período, viajamos pelas barrancas do Velho Chico à cidade de Xica da Silva, não em campanha eleitoral, mas em campanha de divulgação da seccional e mobilização para participação no processo.”
Denise finalizou o discurso ressaltando que o Conjunto CFESS/CRESS deve ser levado à categoria, não o contrário. “Devemos nos ‘desenclausurar’, sair do conforto, ousar e ir onde estão os colegas que representamos. A maioria dos votos obtidos nesse processo veio de lugares pelos quais estivemos fisicamente presente.”
Leonardo Davi, diretor do CRESS-MG, agradeceu a todos que fizeram parte do processo de legitimação da primeira seccional do Norte de Minas. “O empenho de todos e todas, demonstrou seriedade, compromisso e respeito pela profissão e pelos profissionais envolvidos”. Ele lembrou que para a emancipação de uma sociedade é necessário que o homem tenha condições de assumir de forma consciente e planejada o controle de seu destino.
Para isso, é preciso pensar a direção social estratégica da profissão e considerar a necessidade de elaborar respostas mais qualificadas para contribuir com a sociedade. “É um momento de resgatar e avaliar as conquistas da classe trabalhadora e construir estratégias para ampliação dos direitos sociais para todos e todas”. Por último, Leonardo disse que a nova seccional tem importante papel no cenário estadual, pois será a responsável por levar as boas novas da luta política da categoria aos/às assistentes da região, além de reforçar a necessidade do respeito ao usuário.
O encerramento ficou a cargo de Rosilene Aparecida Tavares – nova coordenadora da seccional, que tal como Denise e Leonardo, agradeceu a colaboração do agente fiscal Josemar de Assis Oliveira. Ela reafirmou ainda, a meta de cumprir a jornada 2011-2014 com dedicação, seriedade e compromisso ético-político. “Sabemos que estamos diante de muitos desafios, afinal, atenderemos a milhares de profissionais em diferentes áreas sócio-ocupacionais, com vários empregadores e em um grande território. No entanto, também é grande a nossa vontade de fazer com que essa Gestão, nascida no sertão de Minas, trilhe seus caminhos com firmeza, mas sem perder a ternura.”
Composição da Gestão Nas Trilhas do Sertão de Minas: Compromisso Luta e Resistência (2011-2014)
Coordenadora – Rosilene Aparecida Tavares
Secretária – Sarah Edneli Leite Ferreira
Tesoureira – Juliana Davite Fernadino
Suplentes – Larissa Mônica Sepúlveda, Érika Liliane Ribeiro Paiva e Carla Alexandra Pereira