imprimir

Acaba de ser lançado o mais novo Boletim Conexão Geraes!

 A luta pela saúde pública e pela convivência familiar é o tema central do novo Boletim Conexão Geraes do CRESS-MG. A edição traz um importante debate sobre a situação, em Belo Horizonte, de violação dos direitos de bebês e suas mães usuárias de drogas e com trajetória de rua que, devido a normas publicadas em 2014, têm sido separadas e separados sem o consentimento dessas mulheres.

Na primeira matéria da série “Críticas na prática”, uma entrevista com a assistente social do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), Maíla Rezende, aborda as contradições do Depoimento Especial, metodologia que trata da inquirição de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência e que põe em risco o projeto ético-político do Serviço Social ao comprometer a autonomia profissional e violar vários direitos das pessoas envolvidas.

A nova edição ainda traz relatos da militância da assistente social Maria Inês Bravo, que tem atrelado sua atuação profissional à luta pela saúde gratuita, pública e de qualidade. Ainda sobre articulações com pautas afins ao Serviço Social, a professora Maria Lúcia Duriguetto fala sobre a importância e urgência de as e os assistentes sociais se unirem a outras categorias profissionais para combater a onda de retrocesso que assola o Brasil.

Na seção do Cofi Responde, é destrinchada a nova resolução do CFESS que orienta sobre a atuação das e dos assistentes sociais no processo transexualizador das pessoas trans. No espaço reservado aos movimentos sociais, o doutor em Sociologia e professor da Unimontes, Rômulo Barbosa, comenta sobre os desafios da reforma agrária no país.

Confira todos esses conteúdos, clicando aqui.