imprimir

O Brasil na era da regressão de direitos é tema da nova Revista Conexão Geraes

O CRESS-MG acaba de divulgar sua mais nova Revista Conexão Geraes. Diante do atual cenário de desmontes das políticas públicas, o tema escolhido para essa edição é o “Brasil na era da regressão de direitos” que conta com artigos de assistentes sociais de referência nos assuntos abordados. O conteúdo dessa edição tem o objetivo de valorizar a produção de conhecimento e trazer reflexões sobre como as contrarreformas impactam na atuação das e dos assistentes sociais.

Neste número, Marina Barbosa, professora da Faculdade de Serviço Social da Universidade Federal de Juiz de Fora, nos brinda com uma análise do “Brasil na era dos desmontes da ‘coisa pública”, em que pontua alguns elementos conjunturais vividos no atual governo e que desnudam as contradições estruturais do capitalismo e, neste contexto, insere os impactos no Serviço Social e os desafios para um exercício profissional condizente com o nosso projeto ético-político.

Já o professor da Universidade Federal de Ouro Preto, Alexandre Arbia, tece uma brilhante análise da contrarreforma trabalhista e, ao fazê-la, traz argumentos que explicam como chegamos ao ponto de quase total destruição dos direitos do trabalho e o uso do aparelho do Estado para preservação das camadas dominantes com todos os seus privilégios, abrindo, inclusive, o país para o capital estrangeiro ao mesmo tempo em que amplia a superexploração do trabalho através das contrarreformas já vigentes.

Dentro deste contexto de desmontes, a analista de Seguro Social do INSS e mestre em Ciências Sociais/Gestão de Cidades (PUC Minas), Paulina Zambeli, expõe traços da proposta da (contra)reforma da Previdência, desmistificando os argumentos do governo para sua aprovação. Fechando a coletânea de textos, a professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Lesliane Caputi e o assistente social da Prefeitura Municipal de Guará (SP), Tales Moreira, promovem uma reflexão sobre os “impactos das contrarreformas na formação e exercício profissional em Serviço Social” e nos convida a permanecermos sempre alertas, vigilantes e na defesa de nosso projeto de formação profissional, uma vez que as repercussões das contrarreformas também incidem na formação e no exercício profissional do Serviço Social.

Acesse, agora, a Revista Conexão Geraes.

Confira, aqui, as edições anteriores da revista.