imprimir

Você opina: Conjunto CFESS-CRESS adapta encontros locais e nacional e garante maior participação da categoria

Anualmente, o CFESS e os CRESS de todo o país realizam atividades consultivas, propositivas e deliberativas que orientam o funcionamento dessas entidades e também norteiam as ações e os posicionamentos políticos que darão direcionamento para o Serviço Social brasileiro.

Em geral, estas atividades se dão no segundo semestre, em âmbito estadual, regional e nacional, com a participação de assistentes sociais da gestão e também da base - ou seja, que não compõem a gestão, mas integram as comissões de trabalho dos Conselhos, além de suas trabalhadoras e trabalhadores.

Com a pandemia e a importância de se evitar aglomerações, o Conjunto CFESS-CRESS adaptou a realização dos Encontros Descentralizado e Nacional para o formato online. Desta forma, garante-se que os debates e decisões sejam tomadas, além de permitir uma maior participação da categoria profissional.

 

Você opina

De acordo com a atual metodologia dos encontros, no primeiro ano de cada gestão, acontece o planejamento das ações para o triênio. É neste momento que são feitas as propostas que serão submetidas à aprovação no Encontro Nacional. Os anos seguintes do triênio são de monitoramento e avaliação dessas ações.

Em função da pandemia, a Assembleia Geral feita pelo CRESS-MG, em Belo Horizonte, será substituída por um Encontro Estadual virtual, de caráter consultivo e propositivo. Assim, é possível que você, assistente social inscrita ou inscrito nesta regional, contribua com o envio propostas, através de um breve formulário.

Nele, será possível visualizar as deliberações prioritárias do último Encontro Nacional CFESS-CRESS, realizado em setembro passado, em Belém (PA),  elencar quais delas você entende como importantes de serem mantidas e ainda sugerir novas propostas para o triênio.

 

 

Datas e prazos

As respostas ao formulário poderão ser enviadas até o dia 31 de julho. Após este prazo, elas serão compiladas e apresentadas no Encontro Estadual, a ser realizado no formato de live, no dia 07 de agosto, às 19h, através do Facebook

Na sequência, acontecerá, também online, a Reunião Regional Descentralizada, nos dias 28 e 29 de agosto, reunindo representantes e propostas trazidas pelos CRESS do Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo).

Fechando as atividades coletivas, de 2 a 4 de outubro acontece a Plenária Nacional com participação de todos os CRESS do país, para apreciação e debates das propostas advindas das etapas anteriores e recomendação de propostas para o triênio 2020-2023.