Conheça as principais ações de combate à inadimplência adotadas pelo CRESS-MG!

Nos últimos anos, em Minas Gerais, tem crescido a quantidade de profissionais que não cumprem com suas obrigações financeiras junto ao CRESS-MG, o que se deve, principalmente, aos processos de destituição dos postos de trabalho. Em 2017, o índice de inadimplência entre acategoria chegou a 29%. O pagamento da anuidade é essencial para o funcionamento do CRESS-MG, seja em suas ações de fiscalização e orientação ou na efetivação de suas ações políticas e administrativas.

Diante deste fato, tornou-se necessário desenvolver uma Política Administrativa e Financeira do Conselho, centrada na gestão democrática, transparente e que aprimore os instrumentos de participação da categoria. A Gestão Lutar, Resistir e Sonhar (2017-2020) tem traçado estratégias de combate à inadimplência, através da implementação açoes de cunho educativo, normativo-jurídico de enfrentamento à inadimplência junto ao CRESS.

A Comissão de Combate à Inadimplência, criada para elaborar e acompanhar atividades específicas sobre o tema, se reuniu dez vezes durante 2017 e analisaram 85 pedidos de renegociação de profissionais em débito com o Conselho. Dos 85 processos analisados, 38 profissionais já estão em dia com o parcelamento e 6 já quitaram o débito. As e os demais estão em continuidade do processo de cobrança.

Este ano, a diretoia do CRESS-MG deliberou por diversos encaminhamentos a fim de reduzir a inadimplência e manter a e o profissional atualizados sobre seus direitos e obrigações. Acesse o boletim especial e confira as principais ações adotadas.