Semana do Assistente Social leva debates atuais a Montes Claros

Publicado em 11/06/2013

Diversas atividades foram realizadas pela Seccional Montes Claros, durante a Semana do Assistente Social, que aconteceu de 22 a 24 de maio, na própria cidade. O evento, feito em parceria com as Faculdades Integradas do Norte de Minas (Funorte), teve como tema o “Serviço Social na luta contra exploração do trabalho”, proposto pelo Conjunto CFESS-CRESS.

Na apresentação feita no primeiro dia, sobre “Fragmentos do mundo do trabalho – valor, trabalho e mais-valia”, o sociólogo e diretor regional do Sindieletro, Lúcio Parrela, trouxe elementos essenciais de sua experiência profissional e militância política no sindicato. O convidado também fez uma crítica ao isolamento da academia no processo de expropriação da classe trabalhadora.

O segundo dia foi marcado por cinco oficinas, cujos temas foram: “Suas e o trabalho interdisciplinar”, “Serviço Social e mercado de trabalho, “Serviço Social e direitos da criança e do adolescente”, “Serviço Social na Educação” e “Serviço Social em empresas”, este ministrado por Valdênia Costa. A assistente social relembrou que o surgimento da profissão nesse espaço organizacional, data de 1960, quando o objetivo era cuidar das dificuldades dos trabalhadores, especialmente no que se referia ao plano de assistência médica da empresa.

Com o passar do tempo, o Serviço Social foi ganhando espaço e atualmente é visto como instrumento de intervenção na realidade humana e social. Segundo Valdênia, é preciso que a categoria conheça todo o sistema produtivo.  “A grande questão é que a intervenção do Serviço Social na empresa não nega a contradição existente, mas intervém, buscando mediação entre os diversos atores e levando em conta a consciência social do trabalhador”, diz.

No último dia, foi realizada a palestra magna “Serviço Social na luta contra exploração do trabalho”, com a prof.ª dr.ª Maria Lúcia Martinelli, que destacou o adoecimento, o trabalho do assistente social em tempos de “mercadorização do humano”, o processo de precarização e flexibilidade das condições de trabalho do assistente social, entre outros pontos.

Em seguida, na mesa “Os rebatimentos da precarização das condições do trabalho do assistente social no Suas”, representantes de várias entidades trouxeram elementos, dados e reflexões sobre os impactos do processo de precarização para a efetivação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS). Confira o material usado por alguns dos participantes dessa mesa:

Baixe aqui a apresentação, em Power Point, de Esther Lemos, conselheira do CFESS,  mestre em Serviço Social pela PUC-SP, doutora em Serviço Social pela UFRJ

Baixe aqui a apresentação, em Power Point, de José Ferreira da Crus, assistente social e coordenador geral da Gestão do Trabalho do Sistema Único de Assistência Social (Suas)

Unimontes também comemora

O curso de Serviço Social da Universidade de Montes Claros (Unimontes) completou 10 anos em maio. A coordenadora da Seccional Montes Claros, Rosilene Tavares, esteve presente nas atividades comemorativas da instituição, realizadas de 20 a 24 de maio.

Durante o “Fórum sobre Supervisão de Estágio em Serviço Social”, Rosilene destacou a importância do estágio supervisionado pautado nas diretrizes curriculares da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPPS) e em consonância com a política nacional de estágio (PNE 2009).

Ela ainda destacou as lutas do Conjunto CFESS-CRESS em defesa do trabalho e da formação com qualidade e contra a precarização do ensino superior, e ressaltou que a Seccional tem se empenhado na reflexão de assuntos como formação acadêmica e, mais recentemente, práxis profissional.

No dia 1º de julho, a Seccional promoverá a Roda de Conversa sobre a Práxis Profissional. Saiba mais!